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terça-feira, 1 de setembro de 2015

Governador nega cancelamento, mas não dá prazos para conclusão das Linhas 15-Prata e 17-Ouro

Obras da Linha 15-Prata na Av. Anhaia Mello
O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, negou ontem (31/08/2015) que as obras das linhas 17- Ouro e 15-Prata do Monotrilho tenham sido paralisadas. No entanto, ele ressaltou que não haverá tempo hábil para elas serem concluídas durante seu mandato.

A decisão de deixar de priorizar a construção de 17 das 36 estações de monotrilho previstas para as Linhas 17-Ouro foi anunciada na sexta-feira (28/08/2015) pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. “Estamos priorizando as obras em andamento, mas vamos fazer”, afirmou o governador durante a inauguração do novo trecho do Corredor Metropolitano Guarulhos, na Grande São Paulo. “Não houve nenhum congelamento, é que você faz por etapa.”

Questionado se a extensão das linhas do monotrilho até a Cidade Tiradentes, da Linha 15-Prata, e de Paraisópolis, da Linha 17-Ouro, foram canceladas, Alckmin negou. “Não. Saiu na imprensa que o Governo não iria levar a Linha 15-Prata até o final e a Linha 17-Ouro até Paraisópolis. Não, nós estamos fazendo em etapas, como tem que ser feito”, argumentou.

No entanto, Alckmin afirmou que irá entregar apenas parte do projeto prometido. “A Linha 17-Ouro, para chegar em Paraisópolis, tem que passar pela [avenida] Roberto Marinho, então nós estamos interligando o Aeroporto de Congonhas com a Linha 5-Lilás e a Linha 9-Esmeralda, que é a Marginal Pinheiros. Depois passa sobre o Rio Pinheiros e para em Paraisópolis", disse.

"Certamente não vamos entregar isso em 3 anos e meio, mas vamos deixar entregue até o Rio Pinheiros, até a integração do Metrô com a CPTM, adiantar ao máximo e será feito Paraisópolis. A mesma coisa a Linha 15-Prata, nós já entregamos do Terminal Vila Prudente até a Oratório, estamos em obra até São Mateus, isso não quer dizer que isso depois não vá continuar.”

O Governador citou que as obras do Rodoanel começaram na gestão do ex-governador Mário Covas e depois tiveram continuidade nas gestões dele e do ex-governador José Serra. “Você vai entregando e vai funcionando e a população vai usando”, completou.

Zona Sul
 
Na Linha 17-Ouro, anunciada como serviço que atenderia o bairro de Paraisópolis, mas que não vai mais cruzar o Rio Pinheiros, são pelo menos 9,9 km congelados, segundo informações disponíveis no site do Metrô. A obra terá agora 7,7 km dos cerca de 17,7 km prometidos e ficará restrita ao trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a Marginal Pinheiros.

A linha também vai perder o trecho que ligaria o aeroporto até a Estação Jabaquara, onde faria conexão com a Linha 1-Azul do Metrô. A linha foi anunciada quando ainda se discutia o uso do Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014. Ela chegou a ser prometida para 2013, mas só deve ficar pronta em 2017 e com extensão menor que a prevista.

Ficam de fora até segunda ordem as estações Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi, São Paulo-Morumbi, Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.

Zona Leste
 
Já a Linha 15-Prata seria a substituição do antigo Expresso Tiradentes. O chamado “Fura Fila”, projetado nos anos 90 para ir até o extremo leste, foi redesenhado depois para ser um serviço de ônibus elevado ligando o Centro à Vila Prudente. De lá, seguiria em sistema de monotrilho até Cidade Tiradentes.

Em 2013, o G1 mostrou que já havia um impasse na obra em razão de o trajeto prever a construção dos pilares do Monotrilho na Avenida Ragueb Chohfi, via comercial e estreita e que é um dos principais acessos à região de Cidade Tiradentes. O impasse se dava em relação às inúmeras desapropriações previstas para a área.

Agora, a Secretaria de Transportes Metropolitanos decidiu congelar sete estações da linha 15:  Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes. Além dessas, a conexão com a Estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa, de 2,2 km, na outra ponta da linha.

A quilometragem total que não será priorizada neste momento não foi informada pela secretaria. A previsão inicial era que o monotrilho tivesse, no total, 26,6 km.

Nota da Secretaria
 
"A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que, sobre os projetos dos monotrilhos das Linhas 15- Prata e 17-Ouro, a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho. Os trechos prioritários são a ligação do Aeroporto de Congonhas até o Morumbi (integração com a Linha 9 da CPTM) na Linha 17-Ouro e Terminal Vila Prudente a Iguatemi na Linha 15-Prata.

Nos demais trechos, estão sendo equacionadas as questões referentes às ampliações viárias com a Prefeitura de São Paulo, levantamento de reassentamentos e desapropriações necessárias para o prosseguimento das obras, licenciamentos ambientais e novas fontes de financiamento."

Fonte da Notícia: G1-SP
Imagem de Eduspace

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