Obras da Linha 17-Ouro paralisadas |
O Metrô de São Paulo informou que contratou o
consórcio TIDP, formado pelas empresas Tiisa – Infraestrutura e
Investimentos S/A e DP Barros Pavimentação e Construção LTDA, para as
obras de três estações da Linha 17-Ouro do Monotrilho, na zona sul de
São Paulo.
As estações são: Campo Belo (integrada com a Linha 5-Lilás do Metrô),
Vila Cordeiro e Chucri Zaidan. As obras devem custar em torno de R$ 74
milhões e deverão ser concluídas entre o final de 2017 e início de 2018.
O contrato contempla as obras civil bruta, de acabamento,
comunicação visual, hidráulica e paisagismo das três estações que
compõem o Lote 2 da linha. Os trabalhos devem iniciar neste primeiro
semestre de 2016. Quando concluídas, essas três estações deverão
receber 80 mil passageiros diariamente, com a Linha 17-Ouro operando de
Congonhas / Jd. Aeroporto a Morumbi-CPTM. A previsão é que sejam
entregues à população em 17 meses após a assinatura do contrato. Informa o Metrô em nota.
Este mesmo consórcio já atua nas obras das estações Vereador José
Diniz, Brooklin Paulista, Jardim Aeroporto e Congonhas, do Monotrilho da Linha 17-Ouro
A Linha 17-Ouro do monotrilho deveria ter 17,7 quilômetros de
extensão, com 18 estações entre Jabaquara, Aeroporto de Congonhas e
região do Estádio do Morumbi ao custo de R$ 3,9 bilhões com previsão de
entrega total em 2012. Hoje, o orçamento está 41% mais caro somando R$
5,5 bilhões e a previsão para a entrega de 8 estações até 2017.
Atualmente, o custo por quilômetro seria de R$ 310 milhões. O
monotrilho, se ficar pronto, não deve num primeiro momento servir as
regiões mais periféricas. Assim, os trechos entre Jabaquara e a
Aeroporto de Congonhas e entre depois da Marginal do Rio Pinheiros até a
região do Estádio São Paulo-Morumbi, passando por Paraisópolis, estão
com as obras congeladas.
Com este congelamento, não haverá as conexões
prometidas com a Linha 4-Amarela do Metrô na Futura Estação São Paulo-Morumbi, e nem com Estação Jabaquara e da Linha 1-Azul do Metrô e
Terminal Metropolitano de Ônibus e Trólebus Jabaquara, do Corredor ABD.
Segundo o site do próprio Metrô, quando estiver totalmente pronto, este
sistema de Monotrilho atenderá 417 mil e 500 passageiros por dia.
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
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