Mapa das estações entregues e não entregues da Linha 4-Amarela |
O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou hoje que deve rescindir o contrato com o consórcio Isolux
Córsan-Corviam, responsável pelo atraso na entrega de quatro estações da
Linha 4-Amarela.
O consórcio culpa empresas terceirizadas e o próprio Metrô pelo atraso. A companhia nega.
Segundo Alckmin, a rescisão só depende de reunião com o Banco Mundial, financiador da obra. Ainda de acordo com o governador, multas também serão aplicadas.
Segundo Alckmin, a rescisão só depende de reunião com o Banco Mundial, financiador da obra. Ainda de acordo com o governador, multas também serão aplicadas.
O contrato para início da primeira fase das obras da Linha 4-Amarela foi
assinado em Novembro de 2006. As primeiras estações inauguradas foram
Paulista e Faria Lima, em Maio de 2010.
A segunda fase de obras teve licitação fechada em 2012 por R$ 1,8
bilhão. Mas, dentro desta etapa, apenas a Estação Fradique Coutinho foi
aberta, Novembro de 2014.
Ainda estão em obras as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Rompimento do contrato
Pelas regras, o segundo colocado na licitação da segunda fase deve assumir as obras se puder cumprir o prazo de entrega. A estação Higienópolis-Mackenzie, por exemplo, deve ser entregue em dez meses e a Oscar Freire, em um ano. Se não puder cumprir, uma nova contratação é feita.
O consórcio Isolux Córsan-Corviam diz que empresas contratadas pelo
Metrô atrasaram a entrega dos projetos e isso aumentou o prazo da obra
em 50%.
A empresa diz ainda que o Metrô demora para aprovar serviços que não
estavam no contrato inicial e que estes atrasos impactaram nos custos de
pessoal, equipamentos e materiais.
O Metrô diz que o consórcio recebeu todos os projetos necessários para o
andamento das obras. A companhia afirma que, para vencer a licitação
feita em 2012, o consórcio Isolux Córsan-Corviam ofereceu um desconto de
até 42% no preço sugerido e que, desde o começo, ficou desconfiado de
que a construtora não conseguiria cumprir o combinado.
Como o consórcio apresentou toda a documentação exigida, o Metrô se viu obrigado a aceitar o negócio.
Funcionários de braços cruzados
Trabalhadores das obras das estações disseram à reportagem do Bom Dia São Paulo que estão sem atividades há cerca de cinco meses.
“A gente bate cartão e fica dentro da empresa sem fazer nada”, disse um funcionário, que trabalhava onde será construída a futura estação Frei Caneca, na Zona Oeste da capital paulista.
No canteiro da Futura Estação Oscar Freire há um cartaz que anuncia o
custo da obra de R$ 172 milhões, mas não informa o prazo para conclusão.
De cima de um prédio, uma equipe do SPTV fez imagens dos funcionários
sem fazer nada, mas mesmo assim ficam na obra das 7h às 17h. Também era
possível ver madeira apodrecendo, cimento estragado e vergalhões
enferrujando.
A Linha 4-Amarela terá 11 estações ao longo de 13 km, da Luz até a Vila
Sônia, na Zona Sul. A obra começou em 2004, mas até agora só sete
estações foram entregues, a última, Fradique Coutinho, ficou pronta no
final de 2014.
Na futura Estação Higienópolis-Mackenzie, as obras começaram em 2012, pararam no ano passado e o tapume permanece fechado. Na Estação São Paulo-Morumbi, as detonações mal começaram e já pararam, e na Vila Sônia há apenas material estocado.
Na futura Estação Higienópolis-Mackenzie, as obras começaram em 2012, pararam no ano passado e o tapume permanece fechado. Na Estação São Paulo-Morumbi, as detonações mal começaram e já pararam, e na Vila Sônia há apenas material estocado.
Fonte da Notícia e Imagem: G1-SP
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