Obras da Linha 15-Prata na Av. Anhaia Mello |
Com apenas duas estações (Terminal Vila Prudente e Oratório) operando e sem previsão para a conclusão da
obra, orçamento cresce inversamente ao investimento real, que ficou 60%
abaixo do esperado entre 2011 e 2014.
O monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô paulista iniciou operação
comercial este mês, com tarifa de R$ 3,50 e horário de
atendimento das 7h às 19h. No entanto, os passageiros podem utilizar
somente 11% de todo o trajeto previsto. Apenas o trecho entre as
estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 quilômetros de extensão, está
pronto. Enquanto a obra avança lentamente, o orçamento triplicou. De
2009, quando foi anunciada pelo ex-governador e hoje Senador
José Serra, até agora, o orçamento foi revisto de R$ 2,3 bilhões
para R$ 7,1 bilhões.
A obra está cinco anos atrasada. A previsão de entrega do primeiro
trecho – com 11 estações entre Vila Prudente e São Mateus – era para
2010. O restante, mais sete estações até Cidade Tiradentes, no extremo
leste da capital paulista, estava previsto para 2012. A previsão é de
que a linha transporte 550 mil pessoas diariamente, quando concluída.
Hoje chega, no máximo, a mil pessoas por dia.
Atualmente, as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tostói, Vila
União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus estão
previstas para 2017. De São Mateus até Iguatemi, a previsão é 2018.
Porém, o trecho final – com mais seis estações – não tem previsão de
entrega. Quando estiver concluída, a Linha 15-Prata deverá ter 26,6
quilômetros e 18 estações, integrando-se com a Linha 2-Verde, do Metrô, e
a Linha 10-Turquesa, da CPTM.
Parte dos problemas se deve a um erro de planejamento. Foram
“encontradas” galerias de água em locais onde seriam construídas parte
das estações, o que demandou alterações no projeto. Mas os investimentos
do Governo Geraldo Alckmin a Linha-15 Prata também tem ficado
abaixo do esperado, o que contribui para a lentidão na obra. O Plano
Plurianual 2011-2014 previa investimentos de R$ 3,8 bilhões na obra. Mas
somente R$ 1,5 bilhão foi aplicado – 60% menos.
Nesta linha do Metrô, até o início da operação comercial atrasou. Em Março de 2015 , a companhia informou que o formato inaugurado dia 10/08/2015
seria iniciado em Junho. Desde Agosto de 2015 o sistema operava
em testes. Primeiro das 10h às 15h, depois das 9h às 17h, sem cobrança
de tarifa.
O sistema de Monotrilho é criticado por especialistas em transporte
por ter capacidade de transporte inferior à do Metrô comum. Enquanto
este carrega até 50 mil pessoas por hora, os monotrilhos de grande
capacidade carregam, em média, 30 mil, como o Chongqing, na China.
Porém, o governo Alckmin e a Bombardier, empresa que fabrica os trens,
afirmam que o Monotrilho da Linha 15-Prata vai transportar até 48 mil
passageiros por hora, tornando-o assim o maior do mundo. A velocidade
máxima também é diferente: 100 km/h no Metrô; 80 km/h no monotrilho.
A Bombardier, fornecedora exclusiva dos veículos, é ré no processo de
cartel e pagamento de propinas para vencer licitações no Metrô
paulista. A denúncia feita em março deste ano pelo Ministério Público
apura irregularidades nas contratações da empresa entre 2000 e 2007,
período em que o estado foi governado por Mário Covas, Geraldo Alckmin e
José Serra, todos do PSDB, além de Claudio Lembo, vice de Serra, à
época no PFL (hoje, DEM).
Segundo o MP, as empresas envolvidas no esquema – Siemens, Alstom,
Bombardier, Mitsui, Temoinsa, Tejofran, MPE, MGE, Ttrans e CAF –
combinavam entre si quem venceria a licitação e os preços que cada uma
apresentaria na concorrência da licitação, de forma a superfaturar os
contratos em até 30%. O rombo estimado é de R$ 835 milhões, em contratos
de R$ 2,7 bilhões, à época. O MP ainda investiga a participação de
agentes públicos no esquema.
Fonte da Notícia: Caros Amigos
Imagem de Sérgio Mazzi
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