Nova Estação Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela) |
Os mapas da rede metroferroviária que estão nas estações e trens da Linha 4-Amarela, do Metrô ,já mostram a Linha 15 – Prata, com as
estações Vila Prudente e Oratório, como se funcionassem normalmente como
todas as outras linhas do sistema.
A Linha 15-Prata, atualmente, opera somente aos sábados e domingos, em fase
de testes, das 10h às 15h. A partir do dia 19/12/2014, funcionará neste
mesmo horário porém de segunda a sexta-feira.
Muitos usuários, ou turistas, que não estão antenados na programação de
funcionamento de linhas, podem se enganar facilmente e ir direto a Vila
Prudente esperando conseguir fazer a conexão e ter uma surpresa
desagradável.
Estes mapas estão ativos desde o início da semana passada onde,
mostram também a estação Fradique Coutinho, da própria linha 4, operando
normalmente também. Porém a estação só foi inaugurada neste último
sábado e, até sexta, terá seu horário reduzido de funcionamento das 10h
às 15h.
Ontem, utilizando a Linha 4-Amarela, muitos usuários estranharam o trem
passar direto pela Fradique. “Ué, mas não havia inaugurado? Pelo jeito
foi só champagne e já fecharam”, ouvi de um dos usuários. Como podem
perceber, nem todos estão antenados a programação de funcionamento e
estes mapas podem facilmente gerar problemas.
Resposta da Secretária de Transportes Metropolitanos:
“A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos esclarece
que, nos mapas com dimensões maiores e, portanto, de maior custo e tempo
de produção e instalação, já são colocadas as informações definitivas,
como o trecho operacional entre Oratório e Vila Prudente da Linha
15-Prata. Considerando as etapas de licitação, produção, instalação,
além do alto custo, não se justifica produzir um lote desses mapas
(cerca de 11 mil) com informações provisórias.
Para atender a esta demanda específica, os mapas menores, em papel,
com menor custo, mais fáceis de serem produzidos e distribuídos, recebem
essas informações transitórias, com ressalvas (no caso da Linha
15-Prata, uma legenda de rodapé com as inscrições “Visita Controlada”).
A instalação e afixação dos mapas também é uma etapa que demanda tempo. Por isso, pode ser iniciada dias antes de uma inauguração (o que aconteceu com a Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, por exemplo) e concluída na sequência.
A instalação e afixação dos mapas também é uma etapa que demanda tempo. Por isso, pode ser iniciada dias antes de uma inauguração (o que aconteceu com a Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, por exemplo) e concluída na sequência.
Além disso, as mudanças na rede ou na oferta de serviços são
amplamente divulgadas ao público usuário do transporte metropolitano
com a emissão de mensagens sonoras nas estações e trens, atuação de
empregados na prestação de informações, cartazes afixados nas estações,
bem como divulgação nas redes sociais e imprensa. Conforme a
necessidade, também é possível a aplicação de pequenos adesivos sobre os
mapas existentes, com a indicação de uma nova estação ou de um novo
serviço”
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagem: Garciaex
Nenhum comentário:
Postar um comentário