A construção da Estação Pinheiros foi a mais encrencada da história do
metrô paulistano. Além do atraso na execução do projeto, o local
foi palco de um colossal desabamento em 2007, que abriu uma cratera de
80 metros de diâmetro e ceifou a vida de sete pessoas. Passado o
pesadelo, a retirada dos tapumes ao redor da construção revelou o
resultado de tanto trabalho: um prédio arrojado, com estrutura circular
de vidro, que atrai o olhar de quem circula pela região. Seu interior,
banhado pela luz natural e repleto de pilastras coloridas, lembra o de
uma galeria de arte. “Como o transporte subterrâneo sobre trilhos
pressupõe ambientes escuros e pouco ventilados, resolvi criar um espaço
arejado e agradável para os passageiros circularem”, explica a
responsável pelo projeto, a arquiteta Sonia Regina Gomes, que também
assina o desenho da futura Estação Fradique Coutinho, cujo término está
previsto para 2014.
Um capricho arquitetônico semelhante já havia sido criado em outra
estação da Linha Amarela, a Butantã, que tem uma vistosa estrutura
metálica. Os novos projetos
contrastam com os caixotes feios e cinzentos das construções do sistema
nos anos 70. “A onda é bem-vinda, pois um dos objetivos da obra pública
deve ser embelezar a cidade”, afirma o arquiteto João Valente Neto, um
dos projetistas da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira.
No exterior, essa preocupação existe há muito tempo. Plataformas
inovadoras despontam na paisagem de diversas cidades europeias. As de
Bilbao, na Espanha, por exemplo, repletas de vidro e estruturas curvas,
foram projetadas por Norman Foster, o cultuado autor da remodelação do
Estádio de Wembley, na Inglaterra. Por imitar um vagão que parece ter
saído do asfalto, uma das entradas do serviço de Frankfurt, na Alemanha,
é alvo constante das máquinas fotográficas dos turistas, assim como os
pórticos em estilo art nouveau do metrô parisiense.
Fonte da Reportagem: Revista Veja
SPR: UMA LENDA INGLESA. DE
SEGUNDA Á SEXTA ÁS 18:30 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM
SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário