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domingo, 31 de maio de 2015

Notícias sobre as obras de expansão do Metrô são mais do mesmo

Obras do Monotrilho da Linha 15-Prata estão a passo de tartaruga
Muito se comenta a reportagem da TV Globo que mostrou os atrasos das obras do Metrô e dos trens, algumas anunciadas a mais de uma década, como o caso da Linha 4-Amarela. A edição contou com declarações antigas de Secretários de Estado, e a realidade das obras inacabadas.

Chama a atenção a falta de profundidade em relação aos motivos do atraso. O teor da apresentação é exibido de maneira simplista, como se os projetos fossem anunciados apenas para angariar voto, como diz o âncora do telejornal ao final do vídeo.

Os atrasos são do conhecimento de todos, mas cada caso merece uma análise própria. Por exemplo, no caso da Linha 5-Lilás, as construções ficaram paradas por conta de uma denuncia de cartel, que depois não se confirmou. No caso do Monotrilho da Linha 15-Prata, entre os problemas, um córrego foi descoberto ao longo do traçado.

Na verdade fica evidente que existem dois tipos de prazos: o técnico, que contemplam projeções reais levando em consideração o orçamento, a execução das obras, além dos entraves burocráticos como as obtenções de licenças ambientais. Existe também o prazo político, explorado pelo marketing político, não restrito apenas ao Governo do Estado, mas às prefeituras e o Governo Federal, quase sempre imediatista que cruza as promessas com redutos eleitorais e pesquisas de opinião.

Um bom exemplo disso é o da Linha 4-Amarela, onde o anúncio contemplava toda sua extensão, mas a verba para a 2ª Fase que chega de fato a bairro Vila Sônia só foi obtido no começo desta década.

Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagem de Felipe Macedo

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