Monotrilho da Linha 15-Prata no Pátio Oratório |
Em entrevista à Folha de Vila Prudente, o arquiteto urbanista formado
pela USP, Moreno Zaidan Garcia, especialista em transporte público, se
mostrou pessimista com a opção pelo monotrilho na cidade. Ele afirma que
o sistema não pode ser comparado ao metrô convencional, já que a
capacidade é inferior e o uso para condução de massas ainda é uma
novidade em todo o mundo.
“É um transporte intermediário entre o Metrô e os corredores de
ônibus, como o Expresso Tiradentes. Os motivos alegados para sua
construção ao invés do metrô são vagos. Realmente é mais barato, mas é
bem menos eficaz: seu traçado é limitado a grandes avenidas e a
implantação não é tão rápida como foi prometido. Fora isso, é um fato
inédito o monotrilho transportar tantas pessoas como o Governo do Estado
pretende fazer”, comenta o especialista.
De acordo com Garcia, a maioria das linhas de Monotrilho não é
utilizada como transporte público. “Até 2011, existiam 300 linhas em
todo o mundo. Destas, 150 para uso industrial. Outras 130 funcionam em
espaços fechados, como aeroportos, parques de diversão e áreas de feiras
e exposições. Apenas 20 linhas atuam no transporte de massa, sendo que
somente 12 carregam mais de 10 mil passageiros por dia e contam com
extensão superior a cinco quilômetros. A que chega mais perto do
imaginado pelo Metrô para Linha 15 – Prata é a de Chongqing, na China,
que transporta, de forma aglomerada, pouco mais de 25 mil
passageiros/hora. A ideia da Linha 15 aqui é 40 mil/hora”, destacou.
O fato que chama mais atenção do especialista é que o monotrilho será
inaugurado no limite de operação. “Para chegar aos números pretendidos
pelo Metrô, o transporte vai trabalhar com a quantidade máxima de
vagões. Além disso, a pretensão é que a Linha 15 funcione com um veículo
por estação a cada 70 segundos, sendo que na China o tempo é de três
minutos e no restante do mundo de cinco a 10 minutos. O sistema
funcionará para carregar o maior número possível de passageiros, mas é
errado. O monotrilho, entre a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes, já
vai nascer saturado, não terá como aumentar sua capacidade. Diferente do
metrô, que trabalha com 70% ou 80% de sua eficácia. Isso vai fazer com
que o monotrilho tenha uma operação mais cara do que os outros
transportes”, completou Garcia.
Fonte da Notícia: Rafael Gonçalo/Folha de Vila Prudente
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
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