Anúncio de inauguração do Metrô de SP em 1974 |
Há mais de quarenta anos, uma novidade mudou o bairro do Jabaquara: a
chegada da Linha 1-Azul do Metrô. Partiu da estação Jabaquara,
atualmente uma das mais utilizadas, o trem da primeira viagem do
sistema, que em sua fase inicial tinha apenas 6,5 quilômetros de
extensão. Em quatro décadas, o movimento da rede partiu de 3 mil
passageiros por dia para a marca de 4 milhões. A cobertura atual é de
78,4 quilômetros por hora. O bairro, que na origem tinha uma paisagem
rural, foi se transformado ao seu redor.
A necessidade do metrô na
cidade era antiga. Em reportagem do Estadão de 02/09/1927 já
se afirmava que "como único meio de eliminar o congestionamento do
Triângulo, recomendamos que se dê início a um sistema subterrâneo e de
linha" (...) "dia a dia vemos em São Paulo o congestionamento do tráfego
na parte central da cidade tornar-se mais grave".
A solução só
começou a ser concretizada no final da década de 1960. No dia 24/04/1968, foi formado o Metrô. Em Dezembro de 1968, tiveram início as obras da Linha 1-Azul. A
Avenida Jabaquara virou um grande canteiro de obras.
Atrasos
A abertura oficial do Metrô sofreria muitos atrasos, assim como ocorreu
recentemente nas obras do monotrilho (ele começou a operar em agosto de
2014, em testes, e até hoje ainda não funciona com 100% da capacidade).
No caso do metrô, uma espécie de largada oficial foi dada em 6 de
setembro de 1972, percorrendo apenas 400 metros a 20 quilômetros por
hora. A viagem foi exclusiva para autoridades e trabalhadores da obra.
O
transporte seria aberto ao público em 14/09/1974, quando
começou oficialmente a operação comercial. A Linha 1-Azul acabou
expandida até Santana e posteriormente até o Tucuruvi - mas os trens só
chegariam até Santana, por exemplo, em 1976, um ano e meio depois.
As
obras mais complicadas foram as do centro, onde o método da
"trincheira" (em que enormes buracos eram abertos antes de enterrar as
estações) não servia. A parada da Sé entrou em atividade no dia 17/02/1978.
Hoje a Estação Jabaquara tem capacidade para 30
mil passageiros por dia, o que deve aumentar com a expansão da Linha
17-Ouro. A expectativa é ligar o Jabaquara até o Morumbi, passando pelo
aeroporto de Congonhas. A promessa do governador Geraldo Alckmin é que
esteja em operação em 2017, três anos depois da previsão inicial.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Créditos da imagem Reservados ao Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário