Plataforma "fantasma" na Estação Pedro II, hoje abandonada |
O passageiro
que passa apressado pela Estação Pedro II, na Linha 3-Vermelha do Metrô, pode não notar, mas embaixo do seu caminho há um vão onde deveria
existir uma outra estação.
Ao menos é o que previa parte do primeiro plano de linhas do Metrô de
São Paulo, de 1968, o HMD (sigla das empresas que ganharam a
concorrência para projetar as linhas do sistema).
Hoje, um enorme vão sob a estação da linha vermelha é um dos "fantasmas"
de projetos do Metrô que acabaram não dando certo ou foram abortados ao
longo dos anos.
Outro "fantasma" são dois trilhos que saem da estação Paraíso e hoje são
usados para guardar equipamentos de manutenção da empresa.
Originalmente, os trilhos seguiriam no sentido da avenida 23 de Maio
para o que deveria ser um ramal da Linha 1-Azul que iria até Moema.
"É por isso que a estação Paraíso pode receber no piso inferior três
trens de uma vez, enquanto o piso logo acima recebe apenas um. Ali
estava previsto um espaço para a construção de outras duas plataformas
para o embarque do que seria um ramal do metrô até Moema", afirma o
pesquisador em cartografia histórica Eduardo Ganança.
Sob Viadutos
Faixa de granito indicando o local do extinto Ramal Moema na Estação Paraíso |
Antes mesmo da fundação do Metrô, em 1968, outros planos de criação de
sistemas de transporte sobre trilhos deixaram marcas na cidade.
Um plano da década de 50 previu a criação de vias que sairiam do centro
de São Paulo para os extremos, parecido com o sistema atual.
Esse plano foi feito pelo então ex-prefeito da cidade, Prestes Maia, e
seria um complemento ao projeto de grandes avenidas também planejado por
ele.
Por isso, alguns viadutos sobre a Avenida 23 de Maio foram feitos
levando em conta os trens que passariam em seu interior. Segundo
Ganança, entre esses viadutos está o da rua Pedroso, na Liberdade,
região central da cidade.
Um pavimento sob ele, feito para abrigar uma estação, hoje é usado pela
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social como centro
de acolhida para moradores de rua.
Ainda sobre a Av. 23 de Maio, as janelas entre a base e o topo do viaduto
Dona Paulina indicam que o local poderia ser usado para uma estação.
Já alguns projetos do Viaduto 9 de Julho, na avenida de mesmo nome,
apontam que ele foi planejado para que em seu interior passassem quatro
trilhos de bondes ou trens.
Fonte da Notícia: Folha de São Paulo
Imagens: Wikipedia e Setorial Nacional dos Transportes
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