Mapa da Nova Linha 6-Laranja, atualmente em obras |
As obras de escavação do VSE Tietê (poço de
ventilação) da Linha 6-Laranja, que ligará a região noroeste da cidade
ao centro (Brasilândia - São Joaquim), teve início hoje pelo Governador Geraldo Ackmin. A Linha 6-Laranja será totalmente
subterrânea e deverá transportar 633 mil pessoas por dia. Além disso, o
percurso que hoje é feito em até 1 hora e meia passará a ser feito em 23
minutos.
"É
a primeira PPP do país completa. O setor
privado constrói a obra, compra os trens, faz a parte de energia, de
motorização e opera por 19 anos a Linha 6. Vai integrar na Água Branca
com a Linha 7 que vai para Jundiaí e a Linha 8 que vai para Osasco. Em
Higienópolis com a Linha Amarela e integra com a São Joaquim e duas
linhas de trem da CPTM", disse o governador Geraldo Alckmin.
Quando
entrar em operação, a Linha 6-Laranja oferecerá quatro pontos de
conexão com a rede metroferroviária: Linha 7-Rubi (Água Branca), Linha
8-Diamante (Água Branca), Linha 4–Amarela (Higienópolis/Mackenzie) e
Linha 1-Azul (São Joaquim). Serão 32 frentes de trabalho, divididas em
15 estações, 17 postos de ventilação e um pátio de trens. As obras devem
gerar cerca de nove mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.
O
ponto de partida da escavação é a Avenida Otaviano Alves de Lima, na
Freguesia do Ó, na zona norte da capital. Um projeto de alta
complexidade, pois utiliza o que há de mais moderno em mobilidade, tanto
no ponto de vista de construção, quanto de gestão e operação. São 15,3
quilômetros subterrâneos em uma área bastante populosa. "Serão
utilizados dois tatuzões, um para a Brasilândia e outro para a São
Joaquim", explicou Alckmin.
As
futuras estações da Linha 6-Laranja serão: Brasilândia, Vila Cardoso,
Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc
Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/acaembu,
Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista, São Joaquim.
A
empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha
6-Laranja do Metrô é a concessionária Move São Paulo. O valor do
contrato para a construção da Linha 6-Laranja é de R$ 9,6 bilhões. "A
obra tem que estar operando até 2020", finalizou o Governador.
Fonte da Notícia & Imagem: Governo do Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário