Roda de Corte do Shield chegou hoje |
O Metrô
realizou na manhã de hoje, no Poço Bandeirantes, a descida da Roda de Corte do shield,
conhecido como mega tatuzão, que será utilizado para as escavações da Linha 5 –
Lilás do Metrô (Capão Redondo – Chácara Klabin).
O
equipamento irá perfurar um túnel do Poço Bandeirantes, na região do Campo
Belo, até o Poço Dionísio da Costa, na região da Chácara Klabin, passando pelas
estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e
Chácara Klabin.
Este túnel ainda possibilitará a interligação com a Linha 1 –
Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2 – Verde, na estação Chácara
Klabin.
O mega tatuzão,
anteriormente usado na perfuração dos túneis da Linha 4 – Amarela, foi
reformulado por conta do aumento do diâmetro da linha. Hoje, o mega tatuzão pesa
1,5 mil toneladas e seu novo diâmetro de escavação é de 10,58 metros de
diâmetro (contra os 9,41 metros da Linha 4 – Amarela). Com ele é possível
perfurar de 12 a 15 metros por dia, e escavar uma extensão de mais de 4,8 km de
túnel, instalando 3.241 anéis de concreto para sustentação.
O shield
possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do
material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Para sua
operação, serão utilizadas 180 pessoas, sendo 50 em cada turno de trabalho,
além de 30 operários no apoio. O equipamento será montado e testado no Poço
Bandeirantes, antes do início de sua operação efetiva, prevista para agosto.
Além do
mega tatuzão, outros dois shields menores também serão utilizados para a
perfuração da Linha 5. Esses equipamentos foram construídos na Alemanha e
transportados para o Brasil em navios. Os shields estão sendo trazidos
gradualmente até o canteiro de obras na região de Santo Amaro. As duas
escavadeiras de menor porte irão cavar o túnel entre as futuras estações Adolfo
Pinheiro e Campo Belo.
SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário