Composição do Metrô de Londres |
A rede metroviária
de Londres, a mais antiga do mundo, passará a funcionar 24 horas aos
finais de semana. A partir de 12 de Setembro de 2015, os trens do
sistema que tem 150 anos de idade vão circular sem descanso nos fins de
semana em cinco linhas.
A operação terá início da manhã de sexta-feira até o fim da noite de
domingo em cinco ligações: Central, Jubilee, Northern, Piccadilly e
Victoria. Durante o período da madrugada, serão pelo menos seis trens
por hora – um a cada dez minutos.
A estimativa é que serão feitas 180 mil viagens a cada madrugada
entre 0h30 e 6h. Desses deslocamentos, cerca de metade será composta por
novos passageiros. Já a outra metade deve migrar de linhas de ônibus
noturnas e dos táxis.
De acordo com o Prefeito de Londres, Boris Johnson, a ampliação dos
horários só foi possível após pesado investimento para modernizar a
rede. Anualmente, são destinados cerca de £ 1,3 bilhão – cerca de R$ 5
bilhões – ao sistema sobre trilhos da capital britânica.
Por que São Paulo não tem Metrô 24 horas?
De acordo com a Companhia do Metrô de São Paulo não é possível manter
o sistema 24 horas por dia pela necessidade de manutenção no sistema.
Os trens param por cerca de 3 horas, onde é feita a manutenção da via.
Em outras redes de metrô, a exemplo de Nova York, a disponibilidade do
serviço sem interrupção é possível já que cada ligação possuí mais que 2
vias em cada ramal, possibilitando que a manutenção e a operação
trabalhem simultaneamente.
Nosso sistema não possuí a disponibilidade de Metrô na madrugada, mas
pode possuir uma rede de ônibus que cubra estes trajetos. Segundo
estimativa da SPTrans, devem ser criados ligações para atender esta
demanda.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagem: Lancenet
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