Frota L (reforma da da Frota D) do Metrô de SP |
Na última semana a Linha 1-Azul ganhou mais um trem reformado.
Trata-se da composição J46 que após meses de reforma e testes, foi
integrado a frota do ramal metroviário mais antigo da capital paulista. É
o décimo trem que possuí ar condicionado na linha, porem nem a metade
das composições possuem estas inovações.
Com a conclusão prometida para este ano, a companhia do Metrô de São
Paulo não deve cumprir a meta de modernização dos 98 trens das antigas
frotas A, C e D. De acordo com um levantamento feito pelo Via Trolebus
em fóruns de discussão especializados, apenas 50% da frota dos trens
adquiridos entre a década de 70 e 80 foram reformadas, e deste montante
nem todos ainda voltaram a operação de fato. A promessa de reforma já
para 2014 foi feita em 2011.
Sobre a modernização, o Ministério Público recomendou a suspensão dos
contratos (que foi acatada pelo Metrô) sobre a suspeita de
superfaturamento e indícios de cartel. Na época, o promotor Marcelo
Milani questionou o motivo da reforma de trens de 40 anos, e que o valor
que foi pago seria mais caro que se a companhia tivesse optado por
comprar novos trens. Já o secretários de Transportes Metropolitanos
Jurandir Fernandes, disse que seria um crime inutilizar tais trens, e
que o mundo deveria aprender com esta ação do Metrô de SP
A reforma foi dividida em 4 lotes:
Frota I
São 25 trens da antiga Frota A que estão sendo modernizada pela
Alstom e Siemens. Destes, 7 trens estão em operação (I-11, I13, I15,
I16, I19, I22 e I24). Outros dois estão foram reformados e estão em
testes (I06 e I25). Um deles se envolveu em um acidente no pátio
Jabaquara, a composição I12, que está novamente em modernização.
Frota J
São 26 trens que estão sendo modernizados pela Bombardier. 3 deles
estão em operação na Linha 1-Azul (J31, J45 e J46). Outros 6 prestam
serviços apenas aos finais de semana na Linha 2-Verde, quando o ramal
opera com novo sistema de sinalização, o CBTC em toda sua extensão, já
que estas composições possuem apenas esta configuração: J32, J42, J43,
J48, J49 e J50. Outras 3 composições estão em testes: J33, J34 e J51.
Frota K
A emblemática frota K, ao mesmo tempo que é a série mais adiantada na
modernização e que tem o maior número de trens reformados em operação, é
a mais polêmica. O sindicato dos metroviários afirma que os trens desta
série possui diversos problemas entre eles, abrir as portas em
movimento, e no lado oposto da estação, alem de ocorrências nos frios.
Ao todos são 25 trens da antiga Frota C a ser modernizada pela
Ttrans. 15 trens prestam serviços na Linha 3-vermelha: K01, K05, K06,
K07, K10, K11, K12, K13, K14, K15, K18, K19, K20, K22 e K24. Outros 4
estão em processo de testes: K03, K04, K17 e K21
Frota L
É a que possuí menos trens em operações. Motivo? Ninguém sabe. São 22
trens da antiga Frota D a ser modernizados pela Alstom. Apenas 4
composições rodam na Linha 3: L26, L27, L32 e L36. Outros 5 foram
reformados e estão em testes no patio: L28, L31, L38, L43 e L44.
Fonte da Notícia: Via Trólebus
Imagem: William Molina
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