O BNDES informou, hoje, ter aprovado dois financiamentos, no total de R$
2,3 bilhões, para o Estado de São Paulo investir em obras do Metrô. Os
empréstimos serão usados na expansão da Linha 2-Verde e para a
implantação da Linha 15-Prata, em sistema monotrilho.
O projeto
da Linha 2-Verde receberá R$ 1,5 bilhão, para a expansão no sentido
nordeste da capital, no trecho entre a estação Vila Prudente e o
estacionamento Rapadura, entre os bairros de Nova Manchester e Vila
Formosa. A participação do BNDES será de 45,6% do investimento total.
Outro
projeto, com valor de R$ 800 milhões, prevê a construção da Linha
15-Prata, em sistema monotrilho, no sentido leste da cidade, no trecho
entre as estações Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes. Um
empréstimo anterior, no valor de R$ 922 milhões, já foi liberado pelo
BNDES ano passado, para o mesmo projeto. Considerando os dois
financiamentos, a participação total do BNDES aqui será de 37,6% do
investimento total
Nos últimos cinco anos, o BNDES aprovou
R$ 6,272 bilhões em empréstimos para projetos do Metrô de São Paulo. O
maior valor liberado foi para a expansão de 3,9 quilômetros da Linha 2,
ligando as estações Alto Ipiranga e Vila Prudente, com compra de 16
trens novos, que teve R$ 1,579 bilhão do BNDES.
Fonte da Notícia: Jornal A Cidade
O
Governo Paulista conseguiu financiamento do BNDES de R$ 2,3 bilhões para
expansão do Metrô, sendo R$ 1,5 bilhão à expansão da linha 2-verde. Os
recursos irão para a obras no trecho de 5,5 quilômetros entre a estação
Vila Prudente e Vila Formosa. Apesar do governo anunciar a construção
até a Dutra, é mais provável que a extensão de 13 km entre a Vila
Prudente e os limites entre a capital e Guarulhos seja divida em 2
fases. A aprovação contempla apenas quatro novas estações (Orfanato,
Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa), um pátio para o estacionamento
das composições e a aquisição de 17 trens.
Atualmente o ramal Verde liga a Vila Prudente até a Vila Madalena, e transporta 515 mil pessoas por dia. Ao final da primeira fase da expansão, estima-se que o número de passageiros passe para 1,2 milhão, ou seja, mais do que o dobro do volume atual.
A expectativa do governo era entregar a extensão até a Vila Formosa em 2017. Entretanto todos sabem que a Linha nem começou a ser construída, fazendo com que este prazo caia por terra.
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Atualmente o ramal Verde liga a Vila Prudente até a Vila Madalena, e transporta 515 mil pessoas por dia. Ao final da primeira fase da expansão, estima-se que o número de passageiros passe para 1,2 milhão, ou seja, mais do que o dobro do volume atual.
A expectativa do governo era entregar a extensão até a Vila Formosa em 2017. Entretanto todos sabem que a Linha nem começou a ser construída, fazendo com que este prazo caia por terra.
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