O Governo do Estado de São Paulo bateu o martelo em relação as
concessões das Linhas 5-Lilás do Metrô e 17-Ouro do Monotrilho, em
reunião ocorrida com o
conselho gestor do PED.
Segundo o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo
Pelissioni, a intenção é finalizar o processo até Julho de 2017, antes
da entrega de 9 novas estações da Linha 5-Lilás. “Nós queremos que as novas estações já sejam operadas pelo concessionário”, afirmou.
Em entrevista à imprensa, Pelissioni defendeu a concessão conjunta dos dois ramais. “Vai
ser uma concessão única porque as linhas se cruzam no Campo Belo. Há
uma sinergia de energia elétrica e integração na estação que está sendo
construída lá. Será uma concessão por 30 anos na qual será cobrada uma
outorga fixa de entrada e o concessionário receberá uma parcela da
tarifa paga por passageiro transportado que continuará sendo arrecadada
pelo Metrô. O Estado não vai mais aportar recurso nenhum”, disse o secretário.
O titular da pasta, no entanto, não deu detalhes se a concorrência
exigirá das empresas expansão das linhas. No ano passado quando a
notícia veio a público, comentou-se que a Linha 5-Lilás poderia ser levado ao
Jardim Ângela, a cargo da concessionária que ganharia a disputa.
O Monotrilho da Linha 17-Ouro, tem como seu projeto original a
ligação entre o Jabaquara e o Aeroporto de Congonhas, chegando até a Futura Estação São
Paulo-Morumbi. Mas atualmente somente o trecho entre Congonhas e Morumbi
da CPTM está em obras.
Fonte da Notícia: Diário do Transporte
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