Composição I05 na Estação Consolação (Linha 2-Verde) |
Levantamento da “Folha de São Paulo”
aponta aumento de espera dos passageiros no intervalo entre trens do
metrô de São Paulo, no horário de pico. O texto diz que a companhia não
conseguiu cumprir meta de diminuição de intervalo em partes das linhas. A
pesquisa foi feita por meio da lei de Acesso à informação. Já o Metrô
atribui a demora à falhas e problemas com chuvas
Linha 3-Vermelha
A espera na linha que liga Corinthians-Itaquera a Palmeiras-Barra Funda passou de 120
segundos em 2010 para 128 segundos em Janeiro de 2016, segundo o
levantamento. No ano passado este número ficou em 129 segundos.
O Metrô, em nota ao jornal, atribui o problema às fortes chuvas que
ocasionaram a um solapamento na Avenida Radial Leste, na altura da Estação Artur Alvim, o que na pratica não tem relação com problemas de
falhas da frota administrada pelo Metrô.
Linha 1-Azul
O levantamento aponta que a média era de 127 segundos em 2010 na
antiga linha Norte-Sul, e que em 2014 ficou em 144 segundos em 2014, e
132 segundos em 2015. Em Janeiro de 2016 a demora ficou em 129 segundos.
A companhia atribui o problema a uma falha de tração, que fez com que
uma composição precisasse ser rebocada, prejudicando o funcionamento da
linha no dia 08/01/2016, o que influencia no resultado.
O texto cita ainda aumento de espera na Linhas 5-Lilás, de dez
segundos entre 2010 e 2015, e que na Linha 2-Verde, o tempo de demora
diminuiu, de 157 segundos em 2010 em média, para 153 segundos em 2015.
CBTC
O jornal menciona ainda a implantação do CTBC, que traria redução de 120 para 100 segundos,
comprado em 2008 com previsão inicial para operação em 2010.
Somente em 11/02/2016, a tecnologia passou a ser usada diariamente.
A empresa alega dificuldades da fornecedora Alstom em implantar a nova
sinalização, onde chegou até a aplicar multa pelos atrasos.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagem de Nicolas Gordiano
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