A Central
de Informações do Metrô surgiu como suporte para os funcionários que
buscavam orientações para as dúvidas dos passageiros sobre o recém-implantado
metrô paulistano. Para dar conta do volume crescente de solicitações, a
Companhia decidiu implantar a Central de Informações no dia 25/01/1976. Ao
longo desses 40 anos, estima-se que mais de 6 milhões de chamadas telefônicas
foram recebidas.
No último
ano (2015), foram 120.261 ligações, o que totaliza 329 informações prestadas
por dia. Atualmente, este serviço é gratuito e 12 pessoas (divididas em turnos)
atendem as chamadas dos usuários. As informações mais solicitadas pelo público
a respeito do Metrô estão listadas no ranking abaixo:
Criada dois anos após a inauguração
do Metrô, este serviço pode ser considerado de vanguarda. Naquela época, quase
não existiam centrais de atendimento à população. Três funcionários ficavam
responsáveis por dar orientações e responder as perguntas a respeito do novo
meio de transporte. A curiosidade era tanta que em 1976 já houve o registro de
16.203 ligações. No ano seguinte, o total de atendimentos atingiu a marca de
26.321.
Em 1986,
com exatos dez anos de existência, a CIN recebeu 145.025 consultas. A partir de
1995, com a adoção do sistema Distribuidor Automático de Chamadas, que
permite o rodízio dos atendentes, o serviço ganhou agilidade e teve seu tempo
de espera reduzido.
Até 2005, as ligações eram
tarifadas e a partir de 25/01/2006, quando a Central completou 30 anos, passou
a ser gratuita pelo 0800. Por isso, muitas pessoas se tornaram "clientes
fiéis". Por exemplo, tem um passageiro que telefona todo dia para Central e sua
pergunta é sempre a mesma: "Como estão operando as linhas do Metrô?" Ele já
conhece por nome cada um dos atendentes. Também tem aqueles que ligam só para
dar "bom dia".
A Central
também está capacitada a receber ligações de pessoas com deficiência auditiva,
por meio do 0800-774-4142. Quem não possui os telefones especiais em casa, pode
fazer as ligações de aparelhos instalados na área paga de todas as estações.
Foi assim que a Central de
Informações se tornou, ao longo desses 40 anos, um serviço de confiabilidade e
passou a dar outros tipos de esclarecimentos. Hoje, os atendentes respondem
questões sobre localidades, itinerários servidos por ônibus e trens, endereços
de hospitais, cartórios e até cemitérios. Para estas e outras dúvidas, o
público pode ligar para o telefone: 0800-770-7722, das 5h30 às 23h30, todos os
dias da semana.
O surgimento
de novas tecnologias e a constante busca pelo aperfeiçoamento dos serviços,
motivaram o Metrô a diversificar seus canais de relacionamento e, atualmente,
os passageiros podem se manifestar e tirar suas dúvidas pelas redes sociais
(Facebook e Twitter); pelo Fale Conosco no site www.metro.sp.gov.br;
pelo atendimento presencial na Estação Sé; pelas Caixas de sugestões (em todas
as estações); pelo SMS Denúncia (9-7333-2252); e pela Ouvidoria (3371-7274 e
3371-7275). A Central de Informações, porém, se mantém como canal ágil,
confiável, muito utilizado pelos usuários e com clientela cativa.
Fonte da Notícia & Imagem: Metrô
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