Obras da Linha 17-Ouro |
A gestão Geraldo Alckmin suspendeu até 2017 o início da construção de dois trechos do Monotrilho
da Linha 17-Ouro (Jabaquara-Morumbi), na zona sul da capital.
Prometida para 2012, antes da Copa no Brasil, a ligação do metrô com o
Aeroporto de Congonhas só deverá ficar pronta, no melhor cenário, em
2018, ano do Mundial na Rússia.
O Metrô informa que "resolveu adotar como prioridade a conclusão das
obras dos trechos em andamento antes de dar início às novas frentes de
trabalho" por causa da queda na arrecadação do Estado, "em razão da
crise econômico-financeira que o País atravessa, com a alta da inflação,
fortalecimento do dólar, queda do PIB e juros altos".
A medida, publicada no Diário Oficial em dezembro, mantém paralisada por
mais um ano a construção de 10 km da linha, 57% da extensão total (17,6
km), nas duas pontas que farão a ligação de Congonhas com o metrô
(Linhas 1-Azul e 4-Amarela).
Segundo a companhia, assim que as obras forem retomadas, a conclusão total dos trabalhos deve demorar 30 meses - julho de 2019.
De um lado, o Metrô congela o trecho entre a Estação Morumbi, da Linha
9-Esmeralda da CPTM, na Marginal do
Pinheiros, e a Futura Estação São Paulo-mORUMBI, da Linha 4-Amarela,
prevista para 2018, após atrasos.
De outro, há a suspensão do trecho entre o Aeroporto e a Estação Jabaquara, da Linha 1-Azul.
Até agora, apenas o trecho 1, com 7,7 km e que liga Congonhas à Linha 9,
está em construção pelo consórcio composto por Andrade Gutierrez e CR
Almeida. Prevista inicialmente para 2010, a etapa deve ser concluída no
segundo semestre de 2017, segundo a última previsão do Metrô. A
estimativa é de que a linha completa receberá 450 mil passageiros por
dia.
A sucessão de atrasos e problemas envolvendo a construção da Linha 17-Ouro
devem fazer com que a primeira conexão entre o Aeroporto e o Metrô seja
feita na Estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás, que fica antes do trem.
Com quatro anos de atraso, ela deve ser concluída em 2018, segundo o
Metrô, um pouco antes da extensão das duas pontas do monotrilho.
Fonte da Notícia: Revista Exame
Imagem: Marco Staffa
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