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quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Obras da Linha 17-Ouro terá apenas primeira fase construída

Obras da Linha 17-Ouro
A gestão Geraldo Alckmin suspendeu até 2017 o início da construção de dois trechos do Monotrilho da Linha 17-Ouro (Jabaquara-Morumbi), na zona sul da capital.
 
Prometida para 2012, antes da Copa no Brasil, a ligação do metrô com o Aeroporto de Congonhas só deverá ficar pronta, no melhor cenário, em 2018, ano do Mundial na Rússia.

O Metrô informa que "resolveu adotar como prioridade a conclusão das obras dos trechos em andamento antes de dar início às novas frentes de trabalho" por causa da queda na arrecadação do Estado, "em razão da crise econômico-financeira que o País atravessa, com a alta da inflação, fortalecimento do dólar, queda do PIB e juros altos".

A medida, publicada no Diário Oficial em dezembro, mantém paralisada por mais um ano a construção de 10 km da linha, 57% da extensão total (17,6 km), nas duas pontas que farão a ligação de Congonhas com o metrô (Linhas 1-Azul e 4-Amarela).

Segundo a companhia, assim que as obras forem retomadas, a conclusão total dos trabalhos deve demorar 30 meses - julho de 2019.

De um lado, o Metrô congela o trecho entre a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Marginal do Pinheiros, e a Futura Estação São Paulo-mORUMBI, da Linha 4-Amarela, prevista para 2018, após atrasos.

De outro, há a suspensão do trecho entre o Aeroporto e a Estação Jabaquara, da Linha 1-Azul.

Até agora, apenas o trecho 1, com 7,7 km e que liga Congonhas à Linha 9, está em construção pelo consórcio composto por Andrade Gutierrez e CR Almeida. Prevista inicialmente para 2010, a etapa deve ser concluída no segundo semestre de 2017, segundo a última previsão do Metrô. A estimativa é de que a linha completa receberá 450 mil passageiros por dia.

A sucessão de atrasos e problemas envolvendo a construção da Linha 17-Ouro devem fazer com que a primeira conexão entre o Aeroporto e o Metrô seja feita na Estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás, que fica antes do trem.

Com quatro anos de atraso, ela deve ser concluída em 2018, segundo o Metrô, um pouco antes da extensão das duas pontas do monotrilho. 

Fonte da Notícia: Revista Exame 
Imagem: Marco Staffa

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