Lixo acumulado ao redor do canteiro de obras da Linha 17-Ouro |
O Monotrilho que está sendo construído há três anos na Avenida
Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul de São Paulo, virou abrigo para
moradores de rua e, em alguns trechos, para usuários de drogas. A obra,
prometida inicialmente para 2013, tem trechos sem nenhuma intervenção e só deverá ficar pronta em 2017.
Enquanto isso, a área se parece cada vez mais ao degradado Minhocão, na
região central de São Paulo. O espaço virou também um depósito de lixo e
entulho. Entre roupas e pedaços de obras, é possível encontrar também
pneus cheios de água, um ambiente favorável para a reprodução do
mosquito que transmite a dengue.
Debaixo dos pilares e das futuras estações, os sem-teto montaram
coberturas de papelão para dormir. Sob o monotrilho, os novos moradores
vivem livres da chuva entre as duas pistas da Avenida Roberto Marinho e
do Córrego Água Espraiada.
Um dos moradores afirma que está ali há um ano e que não quer sair. “É o
que temos hoje. Estamos abandonados aqui. Mas melhor assim, porque
prefeitura só aparece se for para tirar a gente”, afirmou ele, que pediu
para não ser identificado com medo de ter de deixar o local.
No início do mês, havia barracas montadas no trecho entre as avenidas Washington Luís e Vereador José Diniz. O G1
encontrou cinco moradias em condições precárias, entre barracos de
madeira e barracas de acampamento. Neste mês (Dez/2015), o SPTV denunciou o estado de abandono da área. Dia 17/12/2015, as barracas não estavam mais lá, e alguns funcionários
cortavam a grama do canteiro central. O estado de degradação da área,
porém, permanece.
O terreno é administrado pelo consórcio que toca a obra. O Metrô,
responsável pelo empreendimento, afirma que já notificou o consórcio
responsável pelas obras da Linha 17-Ouro para que providencie melhorias
nas condições dos canteiros.
Outros problemas
O trecho próximo à Avenida Vereador José Diniz também virou local de descarte de entulho e uso de drogas. Usuários usam “cachimbos” a luz do dia, situação que incomoda os moradores do Campo Belo, que pedem providências. Os pilares, instalados a partir de 2012, estão em boa parte pichados. Alguns deles receberam veniz impermeabilizante que facilitará a remoção de tinta em caso de pichação.
Moradores de rua utilizam canteiro de obras para dormitórios |
“É um novo Minhocão. Nos últimos meses, roubaram três vezes as câmeras
de segurança da minha casa”, conta o gerente de marketing José Roberto
Deolin. A comparação com o Elevado Costa Silva se deve ao fato de ambas
as estruturas aéreas para facilitar o transporte na cidade servirem de
abrigo para moradores de rua e usuários de drogas e sofrerem com a
degradação.
Morador do bairro há dez anos, ele afirma que a situação piorou com a
formação de um ponto de tráfico de drogas na Rua José dos Santos Júnior,
paralela à Roberto Marinho. “Lá você vê carrão passando, o pessoal faz
fila para comprar. São viciados em crack”, relata.
No trecho próximo da Avenida Washigton Luís, próximo ao local onde uma
viga caiu há seis meses, matando um operário, outros moradores de rua
dormem debaixo de estruturas abandonadas. Nesse trecho, a obra está
parada por questão judicial.
Obra congelada
O Governador Geraldo Alckmin decidiu em agosto congelar a construção de 17 das 36 estações de Monotrilho previstas para as Linhas 17-Ouro e da Linha 15-Prata, na Zona Leste. Com isso, o Monotrilho não vai mais atender extremos da cidade, como a ligação Aeroporto de Congonhas a Estação Jabaquara ou o trecho até a futura estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela do Metrô.
Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “a prioridade é
concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas
frentes de trabalho”. Questionada, a Secretaria dos Transportes
Metropolitanos não informou quantos dos 44,3 km anunciados ficam
comprometidos com essa decisão.
Na Linha 17-Ouro, anunciada como serviço que atenderia o bairro de
Paraisópolis, mas que não vai mais cruzar o Rio Pinheiros, são pelo
menos 9,9 km congelados, segundo informações disponíveis no site do
Metrô. A obra terá agora 7,7 km dos cerca de 17,7 km prometidos e ficará
restrita ao trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a Marginal
Pinheiros.
A linha também vai perder o trecho que ligaria o Aeroporto até a Estação Jabaquara, onde faria conexão com a Linha 1-Azul do Metrô.
A linha foi anunciada quando ainda se discutia o uso do Estádio do
Morumbi para a Copa do Mundo de 2014. Ela chegou a ser prometida para
2013, mas só deve ficar pronta em 2017 e com extensão menor que a
prevista.
Ficam de fora até segunda ordem as Estações Panamby, Paraisópolis,
Américo Mourano, Estádio do Morumbi, São Paulo-Morumbi, Jabaquara,
Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.
Fonte da Notícia e Imagens: G1-SP
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