Obras da Futura Estação Brooklin (Linha 5-Lilás) |
Prometida para 2014, a Estação Brooklin da Linha 5-Lilás do Metrô
ainda não engrenou. Na verdade, ela começa a tomar forma no cruzamento
das avenidas Santo Amaro e Roque Petroni Júnior. Com as obras atrasadas,
o Governo do Estado prometeu que entregará a plataforma só no primeiro
semestre de 2017.
Até lá, Nalissa Tavares, auxiliar de escritório
no Brooklin e moradora da extrema zona sul, vai continuar pegando dois
ônibus e um trem para chegar ao trabalho. “Vou economizar tempo e
dinheiro com a estação”, diz Nalissa. Hoje, ela pega uma condução até o
Terminal Santo Amaro, um trem até o Morumbi e mais um ônibus até o
bairro. Com a plataforma pronta, bastará um ônibus até Santo Amaro, na
Linha 5-Lilás, e de lá o metrô até a Estação Brooklin.
Moradora do
bairro, Melina Gandolfi Baptistella acredita que o metrô vai facilitar a
vida de quem mora na região. 'Vai ajudar muito na locomoção. Hoje, só
tem a Linha 9-Esmeralda aqui perto e às vezes temos que fazer muitas
baldeações para chegar', explica.
A extensão da Linha 5 inclui um
trecho de 11,5 km, que ligará Adolfo Pinheiro, no bairro de Santo Amaro, à
Chácara Klabin, na Linha 2-Verde. Até agora, das onze estações
previstas no prolongamento, apenas a Adolfo Pinheiro está em operação.
As
obras estão em andamento desde 2011, mas o ‘Tatuzão’, uma máquina que
escava e concreta ao mesmo tempo e é indispensável para a construção dos
túneis, chegou ao Brooklin somente em Maio de 2015.
O Governo
alegou problemas de ordem ambiental e em desapropriações para justificar
o atraso de quase três anos. Além disso, a administração estadual
também culpa a falta de financiamento do governo federal pela série de
atrasos nas obras de mobilidade.
Atraso é o que não vai mais
preocupar a farmacêutica Vanessa Moreira. Moradora do Capão Redondo, na
zona sul, ela só precisará pegar o metrô em seu bairro e seguir direto
até o Brooklin. “Eu trabalho aqui na Professor Vicente Rao [continuidade
da Avenida Roque Petroni Júnior] e como não tem metrô pra cá, pego um
ônibus, o Terminal Capelinha. Mas acho que o metrô é mais rápido. ”
De
acordo com o Governo do Estado, a Estação Brooklin deverá receber 30
mil pessoas por dia. O projeto prevê a construção de duas plataformas
laterais, 24 escadas rolantes, cinco elevadores e banheiros masculinos e
femininos. São 8100 metros quadrados de área e 24 metros de
profundidade. Hoje, os moradores do Brooklin são atendidos pela Linha
9-Esmeralda da CPTM com duas estações próximas: Berrini e Morumbi. A
Estação Brooklin atenderá a região do Brooklin Velho, nas proximidades
do Jardim das Acácias e do Campo Belo.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem: Governo de São Paulo
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