Túnel de transferência entre as estações Paulista e Consolação |
Passinho pra cá, passinho pra lá. Anda devagarinho, para, anda de
novo. Arruma a bolsa, olha a tela do celular. Esbarra na pessoa da
frente, encosta na pessoa de trás.
Quem usa a ligação entre as
estações Paulista e Consolação do metrô paulista sabe como é um sufoco
andar por aquele túnel na hora do rush.
São tantas pessoas
tentando passar pela ligação de 195 metros entre as Linhas 4-Amarela e
2-Verde que esse caminho já foi apelidado por usuários de "marcha dos
pinguins" -ave de pernas curtas e andar desengonçado que já foi citada
até por um ex-presidente do Metrô para se referir a uma estação
superlotada.
Para contornar esse aperto na ligação projetada para
receber 263 mil pessoas por dia e que opera no limite desde a
inauguração da Estação Paulista, em 2010, engenheiros do Metrô
concluíram que será preciso um novo túnel.
Por isso, a Secretaria
dos Transportes Metropolitanos do Governo Alckmin decidiu
autorizar a concessionária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela, a
preparar um projeto básico dessa obra, segundo a Folha apurou.
A
decisão saiu após estudo que analisou 12 alternativas. A opção escolhida
foi a construção de um novo túnel embaixo do atual, para deixar cada um
com sentido único.
Dessa forma, a nova ligação será usada pelos
passageiros que saem da estação Paulista e vão para a Consolação. Pelo
projeto preliminar, esse novo túnel será conectado ao atual um pouco
antes do início das esteiras.
Quem estiver indo para a avenida
Paulista usará uma nova saída -segundo técnicos, cerca de 10% das
pessoas usam esse túnel só por conveniência, pois não fazem integração
com a Linha 2-verde.
Já quem seguir para embarcar continuará pelas esteiras.
A
intervenção deve demorar ao menos dois anos para ficar pronta depois
que começar -ainda não há data de início porque, embora tenha dado aval
ao projeto, a gestão tucana ainda estuda se será o próprio Estado ou a
concessionária quem vai cuidar da execução da obra.
Mesmo que decida pela empresa, o governo terá que reembolsá-la de algum modo depois, pois é um custo não previsto no contrato.
A
intenção de alterar a ligação chegou a ser anunciada pelo Metrô em
2013, com custo estimado, à época, em R$ 25 milhões e previsão de
abertura até o final de 2015.
"Não tem jeito"
Em 2013, um problema em uma esteira chegou a deixar 20 feridos e causar tumulto entre os passageiros.
"Nossa,
é muito lotado isso aqui, o fluxo é intenso o dia todo. Mesmo depois
das 22h, quando volto para casa, fica cheio com o pessoal que sai da
faculdade", diz a bancária Gláucia Fernanda, 28.
"Eu até mudo o
horário para não ter que passar no túnel, espero ficar mais vazio. Das
17h30 às 18h30 é o inferno, então eu fico de boa e só volto para casa
mais tarde. Acho que a solução é fazerem outro túnel mesmo, não tem
jeito", afirma o estudante Renan de Oliveira, 17.
Além do novo
túnel, também deve ser autorizada em breve uma outra saída da estação
Paulista pela rua Bela Cintra -que chegou a ser anunciada para 2014.
A
avaliação dos técnicos é que ela pode atender uma parte dos usuários do
túnel, mas será insuficiente para resolver a superlotação.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem de Portal Via Trólebus
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