Interior do Monotrilho da Linha 15-Prata não possui muitos bancos nos vagões |
Quem já andou no Novo Monotrilho da Linha 15-Prata, ou acompanhou na internet o novo transporte, pode observar que existem poucos
bancos nestas composições: Cada trem do Monotrilho possuí 120 assentos.
Já nas composições reformadas ou novas do Metrô são 264 bancos, contra
368 nos trens mais antigos, ainda presentes na Linha 1-azul, ou seja,
cerca de 25% a mais.
Cabe lembrar que as composições do monotrilho são menores que as do
metrô convencional. São 90 metros contra 132 metros, respectivamente.
A medida, no entanto, é criticada por muitos usuários que afirmam que
a falta de conforto no transporte publico pode ser agravada com a
medida de retirar assentos. Como atrair o usuário do carro, por exemplo?
Por outro lado, especialistas em mobilidade explicam a medida é
compreensível, diante de outras prioridades do poder público -como a
necessidade de garantir a locomoção de mais pessoas.
O Metrô, por exemplo, é considerado um transporte de massa para
viagens curtas. Dessa forma, no mundo inteiro já é projetado com a
expectativa de que, nos picos, a maioria não ficará sentada. “Em viagens
rápidas, é justificável ter menos bancos para levar mais pessoas em
pé”, diz Marcos Bicalho, da ANTP. A declaração foi dada ao Jornal Folha de São Paulo em 2007.
Fonte da Notícia e Imagem: Portal Via Trólebus
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