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quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Postagem 1500: Secretário dos transportes confirma Linha 15-Prata do Monotrilho até a Estação Ipiranga

Nova Estação Terminal Vila Prudente (Linha 15-Prata) inaugurada o mês passado
O Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, voltou à Vila Prudente para participar de audiência pública no Círculo de Trabalhadores Cristãos. 

O foco do encontro, que registrou grande presença de público, foi a extensão da Linha 15-Prata até o Ipiranga, onde terá interligação com a Linha 10-Turquesa da CPTM. 

Conforme esclarecimentos do secretário e da equipe técnica do Metrô que o acompanhou, o prolongamento vai “contornar” a Favela de Vila Prudente, por isso não deve provocar grande número de desapropriações. Essa ameaça é motivo de grande apreensão entre os moradores da antiga comunidade.

O ramal rumo ao Ipiranga, a partir da estação Vila Prudente do monotrilho, terá 1,8 quilômetro de extensão. Conforme o projeto, ainda em fase de estudos, seguirá pelo canteiro central da Av. Anhaia Mello - a exemplo do que ocorre no restante da Linha 15-Prata. 

Próximo à favela, passará por baixo das linhas de transmissão de energia que existem no caminho e vai margear a rampa do Expresso Tiradentes e o viaduto Grande São Paulo, seguindo rumo à linha férrea. Na sequência ocupará uma área constituída praticamente por galpões até chegar à estação Ipiranga que será totalmente remodelada para receber o novo transporte. “O projeto está muito bom, com poucas agressões urbanas”, comentou Fernandes.

O secretário ressaltou diversas vezes que ainda está sendo elaborado o projeto fundamental, portanto não é possível definir quantas moradias serão atingidas. “Estimamos que será uma quantidade bem pequena, na verdade, para a adequação do sistema viário. Para o monotrilho margear o viaduto, a CET precisará deslocar a rua e, para isso, desapropriará uma faixa”.

O principal objetivo do prolongamento até o Ipiranga é evitar a saturação da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde quando o Monotrilho chegar à Cidade Tiradentes. “Com o ramal até o Ipiranga, o passageiro que está no Monotrilho e deseja seguir ao centro da cidade, não precisará desembarcar na Vila Prudente e fazer baldeações. Seguirá até o Ipiranga e pegará a Linha 10-Turquesa”, explicou o secretário.

Questionado sobre o prazo para chegar ao Ipiranga, Fernandes argumentou que a meta é entregar junto com o trecho final do Monotrilho em Cidade Tiradentes, previsto para 2016. “Até São Mateus, a demanda ainda é suportável na Estação Terminal Vila Prudente do Metrô, mas, com a inauguração do restante da Linha 15-Prata, teríamos um problema muito sério. Queremos evitar esse impacto, por isso vamos entregar as duas pontas juntas”. A previsão é de que 520 mil passageiros sejam atendidos por dia, em média, quando a Linha 15-Prata estiver concluída.

Fonte da Notícia: Folha de Vila Prudente
Imagem de Felipe Macedo

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