Nova Estação Terminal Vila Prudente (Linha 15-Prata) inaugurada o mês passado |
O Secretário de
Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, voltou à Vila
Prudente para participar de audiência pública no Círculo de
Trabalhadores Cristãos.
O foco do encontro, que registrou grande presença de
público, foi a extensão da Linha 15-Prata até o Ipiranga, onde terá
interligação com a Linha 10-Turquesa da CPTM.
Conforme esclarecimentos do secretário e da equipe técnica
do Metrô que o acompanhou, o prolongamento vai “contornar” a Favela de
Vila Prudente, por isso não deve provocar grande número de
desapropriações. Essa ameaça é motivo de grande apreensão entre os
moradores da antiga comunidade.
O ramal rumo ao Ipiranga, a partir da estação Vila Prudente
do monotrilho, terá 1,8 quilômetro de extensão. Conforme o projeto,
ainda em fase de estudos, seguirá pelo canteiro central da Av. Anhaia Mello -
a exemplo do que ocorre no restante da Linha 15-Prata.
Próximo à favela, passará por baixo das linhas de
transmissão de energia que existem no caminho e vai margear a rampa do
Expresso Tiradentes e o viaduto Grande São Paulo, seguindo rumo à linha
férrea. Na sequência ocupará uma área constituída praticamente por
galpões até chegar à estação Ipiranga que será totalmente remodelada
para receber o novo transporte. “O projeto está muito bom, com poucas
agressões urbanas”, comentou Fernandes.
O secretário ressaltou diversas vezes que ainda está sendo
elaborado o projeto fundamental, portanto não é possível definir quantas
moradias serão atingidas. “Estimamos que será uma quantidade bem
pequena, na verdade, para a adequação do sistema viário. Para o
monotrilho margear o viaduto, a CET precisará deslocar a rua e, para
isso, desapropriará uma faixa”.
O principal objetivo do prolongamento até o Ipiranga é
evitar a saturação da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde quando o Monotrilho chegar à Cidade Tiradentes. “Com o ramal até o Ipiranga, o
passageiro que está no Monotrilho e deseja seguir ao centro da cidade,
não precisará desembarcar na Vila Prudente e fazer baldeações. Seguirá
até o Ipiranga e pegará a Linha 10-Turquesa”, explicou o secretário.
Questionado sobre o prazo para chegar ao Ipiranga,
Fernandes argumentou que a meta é entregar junto com o trecho final do Monotrilho em Cidade Tiradentes, previsto para 2016. “Até São Mateus, a
demanda ainda é suportável na Estação Terminal Vila Prudente do Metrô, mas, com a
inauguração do restante da Linha 15-Prata, teríamos um problema muito sério.
Queremos evitar esse impacto, por isso vamos entregar as duas pontas
juntas”. A previsão é de que 520 mil passageiros sejam atendidos por
dia, em média, quando a Linha 15-Prata estiver concluída.
Fonte da Notícia: Folha de Vila Prudente
Imagem de Felipe Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário