Futura Estação Oratório (Linha 15-Prata) já está pronta desde 2013 |
A Gestão Geraldo Alckmin deve entregar as
primeiras duas estações de Monotrilho da Linha 15-Prata no início de Julho de 2014, ou seja, com um novo atraso em relação ao cronograma divulgado no
fim do ano passado, que previa as paradas Vila Prudente e Oratório prontas em Março desse ano.
A nova data também ficará mais próxima do dia 04.07.2014, o limite para
que o governador, que tentará a reeleição, possa participar de
inauguração de obras.
Com as restrições eleitorais, o tucano também deixará de descerrar as
placas das próximas estações da Linha 4-Amarela, cujas obras se
iniciaram dez anos atrás, ainda em seu primeiro governo. A previsão do
secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, é
de que a Estação Fradique Coutinho, em obras, seja aberta ao público em
Setembro, um mês antes das eleições.
Outras duas, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, só devem receber
passageiros no ano que vem. As últimas - São Paulo-Morumbi e Vila Sônia
-, apenas em 2016, ano em que a linha de 12,8 km e 11 estações poderá
finalmente estar pronta. "Oscar Freire e Higienópolis sofreram muitos
atrasos importantes.
Estamos tentando ainda ver se fazemos isso (inaugurá-las) este ano. Se
não for possível, no comecinho do ano que vem", disse Fernandes nesta
terça-feira, 17, durante a entrega de dois trens na Estação da Luz, na
região central.
Política
O Secretário também atribuiu o atraso da entrega do primeiro trecho do
monotrilho a um "jogo político" envolvendo sindicatos, já que os
operários que participam da construção do ramal entraram em greve duas
vezes neste ano.
A última paralisação terminou na última sexta-feira, depois de duas semanas.
"Eles escolheram fazer Greve na Linha 15-Prata, no Rodoanel e em um trecho da Linha 5-Lilás. É evidente que isso tem uma demonstração política. De mais de 1,2 mil obras no Estado, escolher três que são de alta importância para o governo, para o Estado e para a população evidencia um viés político muito forte", afirmou Fernandes.
A greve teria contado com o apoio do Sindicato dos Metroviários,
informou o secretário de Alckmin. "Um sindicato que deixou de tratar da
sua categoria, que deixou de pensar na melhoria de sua categoria, para
pensar num viés político-partidário. Isso foi claro", atacou Fernandes,
que tem criticado a entidade, desde a paralisação de cinco dias dos
metroviários.
Contudo, no mês passado, o próprio Fernandes havia atribuído a demora da
entrega da Linha 15-Prata, na zona leste, a outro motivo: atrasos da
canadense Bombardier, responsável pelos trens que circularão no ramal.
Agora, ele disse que os operários grevistas impediram a entrada de
técnicos da empresa para realizar os testes.
A assessoria de imprensa do Sindicato dos Metroviários não se
manifestou. Já representantes do Sintrapav não foram encontrados
Fonte da Notícia: Diário do Grande ABC
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
The new date will also be closer to the day 07.04.2014, the limit for
the governor, who will try to re-election, may participate in the
inauguration of works.
With electoral constraints, the toucan also cease to unseal the plates from nearby stations of Line 4-Yellow, whose work began a decade ago, still in his first term. The prediction of the state Secretary of Metropolitan Transport, Jurandir Fernandes, is that Fradique Coutinho Station, works, is open to the public in September, a month before the elections.
Other two, Oscar Freire and Jardins Mackenzie-should only receive passengers next year. The latest - São Paulo-Morumbi and Vila Sonia - only in 2016, when the line of 12.8 km and 11 stations may finally be ready. "Oscar Freire and many Jardins suffered major delays.
We're still trying to see if we do it (inaugurate them) this year. If you can not, in the beginning of next year, "Fernandes said on Tuesday, 17, during the delivery of two trains at the Luz station, in the central region.
Policy
The Secretary also attributed the delay to delivery of the first section of the monorail to a "political game" involving unions, as workers who participate in the construction of the extension went on strike twice this year.
The last strike ended last Friday, after two weeks.
"They chose to strike in the Line 15-Silver in Ring Road and a section of Line 5-Lilac. Clearly this is a political statement. From over 1200 works in the state, choose three that are of high importance to the government for the state and the population shows a very strong political bias, "said Fernandes.
The strike would have enjoyed the support of the Union of Subway, informed the Secretary of Alckmin. "A union that failed to address in its category, which ceased to think of the improvement in its class to think of a party-political bias. This course was" attacked Fernandes, who has criticized the entity, since the stop five days of subway.
However, last month, Fernandes himself had attributed the delay in the delivery of the Silver Line 15, on the east side, the other reason: delays of Bombardier, responsible for the trains that circulate on the extension. Now, he said that striking workers prevented from entering the company's technicians to perform the tests.
A spokesperson for the Union of the Subway was not manifested. Since representatives were not found Sintrapav
Source of News: Diário do Grande ABCImage credits Reserved to Author
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