Lotação na Linha 3-Vermelha. Foto de Diário da CPTM |
Existe solução para amenizar a lotação da Linha 3-Vermelha? A longa
prazo, o governo promete levar a Linha 2-Verde da Vila Prudente até a
Dutra, cruzando com a Penha, e assim dividir o fluxo no ramal
leste-oeste. A solução mais correta seria a ocupação do solo de maneira
mais coerente. Em outras palavras, levar empregos para a zona leste, e
evitar que o trabalhador tenha que se deslocar do bairro para o centro,
devolvendo ao munícipe qualidade de vida. Existem projetos no âmbito
municipal.
Mas, de acordo com o consultor em engenharia de transportes, Horácio
Augusto Figueira, em reportagem no jornal O Estado de São Paulo, a
transformação da faixa reversível, hoje para o transporte individual da
Radial Leste em corredor de ônibus pode aliviar 25% da demanda do metrô.
Esta seria uma alternativa a curto prazo e de fácil implementação.
A médio prazo, além da construção do BRT que é promessa de campanha
do prefeito Fernando Haddad, o consultor conta que a modernização da
CPTM deve continuar. Mas, este processo anda em “velocidade reduzida e
maior tempo de parada”: A CPTM não cumpriu o prazo da troca da
sinalização nos seus ramais, incluindo o Expresso leste, tão pouco
inseriu os 9 novos trens da série 9000 no eixo Luz-Guainazes. A Linha
11-Coral corre grande parte do seu trajeto ao lado da linha 3 do Metrô, e
com projetos de leva-la para a Barra Funda, ajudaria muito a desafogar a
linha vermelha.
“A Linha 3-Vermelha opera muito acima do limite do transporte humano
sob o ponto de vista da dignidade. É uma linha muito eficiente, mas é a
mais carregada do mundo e não há previsão de diminuição desta demanda. A
solução não está dentro dos muros do metrô” – defende o consultor.
Voltando a falar sobre a faixa reversível na Radial Leste, que hoje
atende ao carro, poderiam ser usados ônibus biarticulados expressos
entre o centro e a zona leste.
Fonte da Notícia: Via Trólebus
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