Pesquisa

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Melhoras na Linha 3-Vermelha acontecerão com a modernização da CPTM

Lotação na Linha 3-Vermelha. Foto de Diário da CPTM


Existe solução para amenizar a lotação da Linha 3-Vermelha? A longa prazo, o governo promete levar a Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Dutra, cruzando com a Penha, e assim dividir o fluxo no ramal leste-oeste. A solução mais correta seria a ocupação do solo de maneira mais coerente. Em outras palavras, levar empregos para a zona leste, e evitar que o trabalhador tenha que se deslocar do bairro para o centro, devolvendo ao munícipe qualidade de vida. Existem projetos no âmbito municipal.

Mas, de acordo com o consultor em engenharia de transportes, Horácio Augusto Figueira, em reportagem no jornal O Estado de São Paulo, a transformação da faixa reversível, hoje para o transporte individual da Radial Leste em corredor de ônibus pode aliviar 25% da demanda do metrô. Esta seria uma alternativa a curto prazo e de fácil implementação.

A médio prazo, além da construção do BRT que é promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad, o consultor conta que a modernização da CPTM deve continuar. Mas, este processo anda em “velocidade reduzida e maior tempo de parada”: A CPTM não cumpriu o prazo da troca da sinalização nos seus ramais, incluindo o Expresso leste, tão pouco inseriu os 9 novos trens da série 9000 no eixo Luz-Guainazes. A Linha 11-Coral corre grande parte do seu trajeto ao lado da linha 3 do Metrô, e com projetos de leva-la para a Barra Funda, ajudaria muito a desafogar a linha vermelha.

“A Linha 3-Vermelha opera muito acima do limite do transporte humano sob o ponto de vista da dignidade. É uma linha muito eficiente, mas é a mais carregada do mundo e não há previsão de diminuição desta demanda. A solução não está dentro dos muros do metrô” – defende o consultor.

Voltando a falar sobre a faixa reversível na Radial Leste, que hoje atende ao carro, poderiam ser usados ônibus biarticulados expressos entre o centro e a zona leste.

Fonte da Notícia: Via Trólebus

Nenhum comentário:

Postar um comentário