Passageiros que tiveram seus Bilhetes Únicos rejeitados em catracas ao
longo desta quinta-feira (24) enfrentaram filas e confusão durante a
tarde no Centro de São Paulo.
Funcionários precisaram distribuir senhas e ampliar o horário de
atendimento do posto da São Paulo Transporte (SPTrans) para receber
passageiros que buscavam desbloquear o cartão e recuperar créditos que
foram apagados pelo sistema.
Pela manhã, a pane no sitema afetou catracas de ao menos três linhas do
Metrô. Em algumas estações, a entrada chegou a ser liberada para evitar
tumultos. À tarde, passageiros relataram através do VC no G1 ter verificado o problema também nos validadores de ônibus.
Em nota, a São Paulo Transporte (SPTrans) informou que o problema não é generalizado
e ocorreu em validadores de catraca que funcionam tanto com o Bilhete
Único quanto com o Cartão BOM. A SPTrans disse que as empresas
responsáveis pelo Cartão BOM foram acionadas para desenvolver a "solução
tecnológica" do problema.
A SPTrans orienta que os passageiros busquem postos para troca do cartão ou recarga com os créditos que foram perdidos.
Entretanto, por volta das 17h30, a SPTrans fechou o posto de
atendimento na Rua 15 de Novembro. Funcionários informam que iriam
atender apenas quem já estava no local. Após já ter flagrado passageiros
com ânimos exaltados, a equipe do G1 foi impedida de registrar as reclamações de passageiros no local.
No posto, passageiros esperaram até três horas na fila e saíram sem ter
o problema resolvido. “Fui atendido aqui, fiquei mais de três horas
esperando. E não resolveram o problema. Agora vou ter que voltar em
outro posto da SPTrans para ver se desbloqueia o Bilhete, senão ainda
vou ter que resolver isso amanhã [sexta-feira]”, disse José Carlos de
Freitas, de 56 anos. A longa fila, que estava para fora do posto de atendimento, na Rua 15
de Novembro, era para pegar a senha de atendimento. Por volta das 15h50,
Edenilton Alves de Oliveira, de 40 anos, conseguiu a senha 686. No
painel, a senha em atendimento era a 343. Rodrigo de Paula, de 28 anos,
esperava desde as 13h. “Peguei a senha 419 e isso porque estou esperando
aqui desde as 13h. Tem gente que está passando e nem está resolvendo."
Edenilton Oliveira já tinha passado por outros postos de atendimento e
não conseguiu desbloquear o saldo do cartão, então esperava resolver o
problema desta vez. “Fui primeiro no Parque Dom Pedro e, depois, na
Estação Santa Cecília porque falaram que iam resolver nesses lugares.
Tive que pegar três conduções, tinha R$ 300 e poucos no cartão, mas
sumiu tudo.”
O passageiro Leandro da Silva, de 29 anos, precisou voltar ao posto
porque, mesmo após o atendimento, o Bilhete Único não passou pela
catraca. “Fiquei aqui mais de três horas para desbloquearem meu cartão.
Cheguei na Estação da Sé, tive o mesmo problema. Agora, estão me
mandando ir tentar passar o cartão na São Bento”, disse.
Por volta das 17h15, alguns usuários que não conseguiram passar o
cartão nas catracas, mesmo depois de efetuar o desbloqueio, voltaram ao
posto de atendimento. Nervosos, alguns discutiram com os funcionários da
SPTrans. Eles foram orientados, como Silva, a não passar o Bilhete
Único nas Estações Sé e São Bento do Metrô.
Apesar de, durante a manhã, a informação ser de que o problema estava
concentrado em estações do Metrô, Marizete Ribeiro, de 37 anos, percebeu
a falha inicialmente em um ônibus. “Tentei pegar ônibus de manhã e o
cartão não passou. Fui no Metrô e também nada. Só passei porque os
guardas liberaram a entrada”, relatou.
Problema surgiu no Metrô
A falha foi verificada no começo da manhã no Metrô em estações nas linhas 1- Azul, 3-Vermelha e 5- Lilás. O Metrô chegou a informar que o problema era decorrente de uma atualização no software do sistema.
A auxiliar de cobrança Ana Lúcia José da Silva, de 48 anos, tentou usar
o Bilhete Único duas vezes, na estação Itaquera e em uma lotação, mas
não conseguiu. "Passei o maior vexame porque meu bilhete tinha crédito
que a empresa coloca. Até transpirei de tanto constrangimento. Agora, eu
peguei o Bilhete Único da minha irmã para poder ir trabalhar", afirmou.
O passageiro Wladimir de Castro Giglio afirmou que ao passar seu cartão
"o validador surrupiou" todos seus créditos. "Não tem como ter usado
mais de R$ 200 da noite para o dia. No telefone de informações 156, não
conseguiram resolver", disse.
A auxiliar de limpeza Roseni Honorário, de 24 anos, precisou testar seu
bilhete em quatro catracas antes de conseguir embarcar na estação Artur
Alvim, pouco antes das 5h. "Tinha muita gente reclamando. Eles só
liberavam depois de testar em várias catracas. Eu passei em quatro. Dava
que estava sem crédito. Só na última funcionou", disse. Ela afirmou que
ainda tem pouco mais de R$ 8 de crédito.
Segundo o Metrô, em princípio, a falha fez com que os bloqueios
indicassem erroneamente que os bilhetes estavam sem crédito. Às 8h, a
utilização do bilhete nas seis estações da Linha 5-Lilás, que apresentaram
falhas, já tinha sido normalizada. Nas linhas 1 e 3, a situação foi
normalizada pouco mais tarde. O levantamento de quais estações foram
atingidas não havia sido divulgado.
Na Linha 3-Vermelha, o problema prejudicou passageiros nas estações
Artur Alvim e Itaquera, na Zona Leste, como mostrou o Bom Dia São Paulo.
Nos bloqueios, apenas os passageiros com o Bilhete Único que
apresentava falhas tinham o embarque liberado. Porém, a medida não
impediu que longas filas se formassem na entrada da estação Artur Alvim.
Por volta das 7h, as catracas foram totalmente liberadas nessa estação e
as filas começaram a diminuir.
Fonte
da Notícia: G1
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