Não
faltam planos para extensões de linhas metroviárias. O Governo atual gosta de
planejar muitos ramais e prevê contemplar a cidade de Diadema com uma linha de
Metrô, ainda que o prazo seja para lá de 2025.
Estuda-se,
entre as possibilidades, a extensão da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), ou a
mudança no traçado da futura Linha 20-Rosa, que nem foi construída. O ramal
sairá da Lapa, na Capital, e chegará ao Rudge Ramos, em São Bernardo.
Anteriormente
os planos eram levar a linha 17 para Diadema, mas o governo não quer problemas
com a concessionária Metra, que opera o corredor São Mateus – Jabaquara, uma
vez que haveria uma “sobreposição”, palavras do próprio governo.
Se a
Linha 20-Rosa for escolhida para atender a região, será preciso fazer desvio o
traçado do ramal na Zona Sul da Capital. O trajeto atual prevê três estações em
São Bernardo: Taboão-Anchieta, Rudge Ramos e Afonsina, onde integrará com a
Linha 18-Bronze. A primeira fase da linha rosa está prevista para ser entregue
em 2021. A segunda etapa, que chegará ao Grande ABC, tem previsão de
inauguração para 2025.
Falando
sobre a Linha 1-Azul, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir
Fernandes, afirmou que a extensão da Linha 1-Azul só será cogitada depois que
forem entregues outros itinerários. “A Linha 1 está no seu limite. Não adianta
fazer uma extensão se não cabe mais ninguém. Na medida em que você torna a rede
mais malhada, com mais conexões, pode voltar a ser analisada a ampliação.”
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