Das 12
empresas que estavam interessadas, no ano passado, em participar da PPP da Linha 18-Bronze, apenas 4 ainda continuam interessadas. Tudo leva a crer que a
licitação será um fiasco.
Em
fevereiro do ano passado, quando o Estado abriu chamamento público para
investidores dispostos a financiar a obra (em troca da concessão da operação),
o dólar custava 32% menos do que hoje. O PIB vinha apresentando crescimento
mais forte e a inflação estava mais controlada.
Hoje,
além de mudança nesse cenário, há ainda a incerteza política. O Metrô tinha o
trunfo de não precisar de subsídios do Estado. A venda de passagens arrecadava
recursos suficientes para custear toda a operação. Agora, com a decisão
política de congelar o aumento – e atender à necessidade popular de tarifas
mais baratas -, o Estado terá de gastar recursos do orçamento para manter os
trens em operação. A Linha 18 deve custar R$ 3,5 bilhões. O governo precisa de
um parceiro que aceite arcar com cerca de 50% do valor.
O
secretário dos transportes, Jurandir Fernandes, disse que sabe que o cenário
está diferente. Mas afirmou que “há muito investimento por fazer e os recursos
estão vindo”. Já o Governador Alckmin afirmou acreditar que manterá o interesse
da iniciativa privada. “Acho que as manifestações até ajudam, porque reforçam a
prioridade” no transporte.
Para
analistas, a partir de agora será muito difícil conseguirem aumentar as
passagens e isto também afugenta investidores.
SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM
Das
12 empresas que estavam interessadas, no ano passado, em participar da
PPP da linha 18-bronze, apenas 4 ainda continuam interessadas. Tudo leva
a crer que a licitação será um fiasco.
Em fevereiro do ano passado, quando o Estado abriu chamamento público para investidores dispostos a financiar a obra (em troca da concessão da operação), o dólar custava 32% menos do que hoje. O PIB vinha apresentando crescimento mais forte e a inflação estava mais controlada.
Hoje, além de mudança nesse cenário, há ainda a incerteza política. O Metrô tinha o trunfo de não precisar de subsídios do Estado. A venda de passagens arrecadava recursos suficientes para custear toda a operação. Agora, com a decisão política de congelar o aumento – e atender à necessidade popular de tarifas mais baratas -, o Estado terá de gastar recursos do orçamento para manter os trens em operação. A Linha 18 deve custar R$ 3,5 bilhões. O governo precisa de um parceiro que aceite arcar com cerca de 50% do valor.
O secretário dos transportes, Jurandir Fernandes, disse que sabe que o cenário está diferente. Mas afirmou que “há muito investimento por fazer e os recursos estão vindo”. Já o governador Alckmin afirmou acreditar que manterá o interesse da iniciativa privada. “Acho que as manifestações até ajudam, porque reforçam a prioridade” no transporte.
Para analistas, a partir de agora será muito dificil conseguirem aumentar as passagens e isto também afugenta investidores.
- See more at: http://viatrolebus.com.br/2013/07/empresas-desistem-de-participar-de-ppp-da-linha-18/#sthash.OgGzpUQx.dpuf
Em fevereiro do ano passado, quando o Estado abriu chamamento público para investidores dispostos a financiar a obra (em troca da concessão da operação), o dólar custava 32% menos do que hoje. O PIB vinha apresentando crescimento mais forte e a inflação estava mais controlada.
Hoje, além de mudança nesse cenário, há ainda a incerteza política. O Metrô tinha o trunfo de não precisar de subsídios do Estado. A venda de passagens arrecadava recursos suficientes para custear toda a operação. Agora, com a decisão política de congelar o aumento – e atender à necessidade popular de tarifas mais baratas -, o Estado terá de gastar recursos do orçamento para manter os trens em operação. A Linha 18 deve custar R$ 3,5 bilhões. O governo precisa de um parceiro que aceite arcar com cerca de 50% do valor.
O secretário dos transportes, Jurandir Fernandes, disse que sabe que o cenário está diferente. Mas afirmou que “há muito investimento por fazer e os recursos estão vindo”. Já o governador Alckmin afirmou acreditar que manterá o interesse da iniciativa privada. “Acho que as manifestações até ajudam, porque reforçam a prioridade” no transporte.
Para analistas, a partir de agora será muito dificil conseguirem aumentar as passagens e isto também afugenta investidores.
- See more at: http://viatrolebus.com.br/2013/07/empresas-desistem-de-participar-de-ppp-da-linha-18/#sthash.OgGzpUQx.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário