Visão Interna de Vagão da Linha 15-Prata |
O projeto Expresso Monotrilho Leste Linha 15 -
Prata do Metrô recebeu nesta terça-feira (28/5) o prêmio da União Internacional
dos Transportes Públicos (UITP) na categoria Inovação em Intermodalidade. A
premiação ocorreu durante a 60º edição do Congresso Mundial de Mobilidade e
Transporte Público, que acontece em Genebra, na Suíça, até 29 de maio.
O Metrô também foi premiada pela UITP, vencendo
na categoria Inovação em Serviços ao Cliente, do Prêmio Crescendo com o
Transporte Público (Grow With Public
Transport).
Com a premiação, o Expresso Monotrilho Leste Linha 15-Prata coloca São Paulo na vitrine do transporte público urbano mundial. A cidade
será a primeira do mundo a implantar a tecnologia do novo modal de monotrilho
de alta capacidade como sistema público de transporte massivo. Entre seus
diferenciais estão alta capacidade de transporte em uma infraestrutura leve, de
fácil construção, além da redução significativa do preço para construção e prazos
de implantação.
A nova Linha 15-Prata do Metrô vai conectar as
estações Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona Leste de São Paulo, em um
percurso de 24 km, com 17 estações, em que vão circular 54 novos trens de
monotrilho, cada um com capacidade para transportar 1.000 passageiros. O
primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, entra em operação
ainda em 2013.
A linha também é equipada com um sistema de
controle automático de trens Bombardier CITYFLO 650, que permite um intervalo
de circulação entre trens de apenas 75 segundos. Atualmente, um morador da zona
leste leva mais de duas horas nesse percurso. Com o monotrilho, esse tempo será
reduzido para 50 minutos.
A execução do projeto da Linha 15 está sob
responsabilidade do Consórcio Expresso Monotrilho Leste, composto pela parceria
das empresas Queiroz Galvão, OAS e Bombardier, vencedor da licitação realizada
em 2010 pela Companhia do Metropolitano.
Novas tecnologias
O Prêmio Crescendo com o Transporte Público -
regional América Latina foi concedido ao Metrô de São Paulo pelo trabalho "Uso
inovador de novas tecnologias de informação: colaboração dos usuários para
melhorar a operação de trens e estações". Esse trabalho foi selecionado entre
mais de 270 cases inscritos por mais de 50 países, nas categorias "mundial" e
"regional".
Acompanhando a evolução das novas tecnologias, o
Metrô é um dos pioneiros entre as empresas de transporte público no uso dessas
tecnologias para se relacionar com os seus usuários. Hoje, esses novos canais
são utilizados principalmente para melhorar e experiência de viagem dos
usuários, em que as mais diversas solicitações são prontamente verificadas e
atendidas, muitas em tempo quase real.
Pesquisa realizada em setembro de 2012 indica que
86% dos usuários do Metrô acessam a internet regularmente. Desses, 84% fazem
uso habitual das redes sociais, indicando que o potencial de crescimento do uso
dessas novas mídias para esse fim é imenso.
Esse processo foi iniciado em 2009, com a criação
do perfil do Metrô no Twitter. Em 2011, foi criada a página oficial no
Facebook. No mesmo ano, foi lançado o serviço de SMS-Denúncia (em que o usuário
pode informar, anonimamente, delitos, vandalismo e comércio ilegal por mensagem
de celular). Seguindo essa tendência de melhorar a comunicação e relacionamento
com usuários, o Metrô passou a disponibilizar, em seu site, informações sobre a
operação das linhas em tempo real - o chamado "Direto do Metrô".
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