Evolução das Tarifas de Ônibus, Trens e Metrôs |
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse hoje
que o valor da passagem de ônibus da capital paulista deve ficar abaixo
de R$ 3,44.
O anúncio oficial deve ser realizado ndia 23.05.2013, que é o prazo máximo que Haddad tem para enviar o reajuste à Câmara Municipal. São cinco dias úteis antes do reajuste, que será no dia 1° de junho. Hoje, a tarifa custa R$ 3 e ela deve ficar em torno de R$ 3,40, para facilitar o troco.
O prefeito receberá amanhã das secretarias envolvidas (Transporte, Finanças e Planejamento), os cenários previstos para o reajuste. Quanto menor for o reajuste, maior será o subsídio que deverá ser dado às empresas. "Com base nesse cenários, eu vou decidir o valor da tarifa", disse Haddad.
Haddad disse que o valor da passagem de ônibus não vai subir acima da inflação acumulada desde o último reajuste, em janeiro de 2011. O prefeito disse ter orientado a Secretaria Municipal de Transportes para cumprir sua promessa de campanha.
"Pedi ao secretário e à equipe econômica para que analisem com todo o zelo, até a data limite, para que o aumento seja menor que a inflação acumulada", afirmou.
O IPCA, medido pelo IBGE e base da inflação oficial, acumulou 15,5% desde o último aumento da tarifa. O IPC, da Fipe-USP, 12,8%. O IGP-M, da FGV, atingiu 14,4%.
Os índices foram calculados até abril --os números de maio não foram fechados.
Se o aumento seguisse esses índices, o novo valor da passagem de ônibus ficaria entre R$ 3,39 e R$ 3,47.
Evolução da Tarifa
A tarifa de ônibus da capital é a mesma desde 5 de janeiro de 2011, quando a gestão Gilberto Kassab subiu a passagem para R$ 3. O aumento concedido na época foi de 11,11%, bem maior que a inflação do período, de 6,03%.
Como não houve aumento no ano passado, o subsídio às empresas de ônibus foi recorde no ano passado já que o valor da passagem não cobriu todos os custos das viações.
Em 2012, a prefeitura chegou a desembolsar R$ 961 milhões com subsídios. A proposta de Orçamento enviada pela gestão Kassab à Câmara prevê R$ 660 milhões neste ano, o que aponta a necessidade de reajuste da tarifa.
O último aumento da passagem em São Paulo foi em janeiro de 2011. Haddad já pretendia reajustar o preço no começo deste ano, mas segurou a medida a pedido da presidente Dilma Rousseff para ajudar a conter a inflação. O Governo do Estado fez o mesmo com trens e metrô.
O anúncio oficial deve ser realizado ndia 23.05.2013, que é o prazo máximo que Haddad tem para enviar o reajuste à Câmara Municipal. São cinco dias úteis antes do reajuste, que será no dia 1° de junho. Hoje, a tarifa custa R$ 3 e ela deve ficar em torno de R$ 3,40, para facilitar o troco.
O prefeito receberá amanhã das secretarias envolvidas (Transporte, Finanças e Planejamento), os cenários previstos para o reajuste. Quanto menor for o reajuste, maior será o subsídio que deverá ser dado às empresas. "Com base nesse cenários, eu vou decidir o valor da tarifa", disse Haddad.
Haddad disse que o valor da passagem de ônibus não vai subir acima da inflação acumulada desde o último reajuste, em janeiro de 2011. O prefeito disse ter orientado a Secretaria Municipal de Transportes para cumprir sua promessa de campanha.
"Pedi ao secretário e à equipe econômica para que analisem com todo o zelo, até a data limite, para que o aumento seja menor que a inflação acumulada", afirmou.
O IPCA, medido pelo IBGE e base da inflação oficial, acumulou 15,5% desde o último aumento da tarifa. O IPC, da Fipe-USP, 12,8%. O IGP-M, da FGV, atingiu 14,4%.
Os índices foram calculados até abril --os números de maio não foram fechados.
Se o aumento seguisse esses índices, o novo valor da passagem de ônibus ficaria entre R$ 3,39 e R$ 3,47.
Evolução da Tarifa
A tarifa de ônibus da capital é a mesma desde 5 de janeiro de 2011, quando a gestão Gilberto Kassab subiu a passagem para R$ 3. O aumento concedido na época foi de 11,11%, bem maior que a inflação do período, de 6,03%.
Como não houve aumento no ano passado, o subsídio às empresas de ônibus foi recorde no ano passado já que o valor da passagem não cobriu todos os custos das viações.
Em 2012, a prefeitura chegou a desembolsar R$ 961 milhões com subsídios. A proposta de Orçamento enviada pela gestão Kassab à Câmara prevê R$ 660 milhões neste ano, o que aponta a necessidade de reajuste da tarifa.
O último aumento da passagem em São Paulo foi em janeiro de 2011. Haddad já pretendia reajustar o preço no começo deste ano, mas segurou a medida a pedido da presidente Dilma Rousseff para ajudar a conter a inflação. O Governo do Estado fez o mesmo com trens e metrô.
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