Uma pesquisa
feita pela Associação Nacional de Transportes Públicos com passageiros
de trens e metrôs de São Paulo mostra que 59% estão insatisfeitos ou
totalmente insatisfeitos com a qualidade dos serviços. Para a maioria
(57%), o pior problema é a lotação.
O metrô de São
Paulo leva mais de 4,6 milhões de passageiros todos os dias e os trens
metropolitanos mais de 2,6 milhões de pessoas. É como se seis em cada
dez habitantes da capital paulista passassem pelos trilhos todos os
dias.
O que também
atormenta os passageiros é não conseguir lugar pra sentar. Metade dos
entrevistados não consegue um assento na ida. Na volta, seis em cada dez
viajam em pé e apertados.
A grande
dificuldade de quem usa esse tipo de transporte em São Paulo é que, por
causa do horário de trabalho, muita gente é obrigada a enfrentar as
estações no horário de pico. Só entre as sete e as nove horas da manhã,
7.600 pessoas embarcam no metrô a cada minuto. Nos trens, a média nesse
horário é de 4.500 passageiros por minuto. No fim da tarde, depois de um
dia inteiro de trabalho, tudo se repete.
O número de
passageiros nos trens cresceu 120% nos últimos sete anos. “Nesse mesmo
período praticamente duplicamos nossa frota. A CPTM está resolvendo essa
situação, ampliando o número de trens e diminuindo o intervalo entre as
viagens”, explica Sérgio de Carvalho, gerente de relacionamento da
CPTM.
No metrô, a
procura aumentou 50% nos últimos dois anos. “O metrô se destaca como
meio de transporte rápido e confiável, e isso acaba atraindo cada vez
mais pessoas. Nós temos hoje quatro linhas em expansão, isso é muito, é
bastante, e possivelmente em um futuro próximo teremos duas ou três
linhas”, avalia Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô.
Enquanto os recursos não acompanham o aumento da procura, a volta pra casa continua sendo o pior momento do dia pra muita gente
O FERROVIÁRO. DE SEGUNDA A SEXTA ÁS 18:30 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.brE TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário