A nova onda de notícias que envolve o Metrô de São Paulo e Ministério Público é a troca do sistema de sinalização, o CBTC. De acordo com publicação da TV Globo, o MP deve questionar na Justiça a prorrogação da implementação da tecnologia, até o ano de 2021.
O sistema opera na Linha 2-Verde entre as Estações Terminal Vila Prudente e a Vila Madalena, e 60% dos
trabalhos estão concluídos para levar a sinalização nas Linhas 1-Azul e
3-Vermelha, que deve reduzir intervalo e aumentar a capacidade de
transporte.
Segundo a reportagem, no ano de 2016, onde desde fevereiro, a Linha
2-Verde opera com o CTBC, foram registradas 10 falhas notáveis. Em 2015 foram 7, e em 2014, 5 ocorrências. De acordo ainda com os dados,
as falhas demoraram em média de 23 minutos para serem resolvidas.
A publicação, no entanto, não especifica se todas as falhas tiveram relação com o sistema de sinalização.
O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni,
diz que é normal haver um período de maturação quando há a implantação
de uma nova tecnologia. “Quando você faz uma modificação, você tem algum período de falha“, diz.
Clodoaldo diz ainda que o acordo vai beneficiar os passageiros. “Tem
um equívoco ao analisar essa questão de valores, são valores pedidos, a
arbitragem ainda não tinha julgado os valores ainda. O governo podia
tanto ganhar valores a mais como perder. Então foi decidido, tínhamos
duas decisões a tomar: ou rescindíamos o contrato, depois teríamos que
licitar novamente, ou fazíamos uma repactuação contratual, o que foi
inclusive apoiado pela procuradoria geral do estado, que é a advocacia
do estado”, afirma.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
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