O Metrô de São Paulo estuda conceder para a iniciativa privada 17 terminais de ônibus que são anexos a 13 estações das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
O objetivo é gerar uma receita extra de R$ 158 milhões por ano.
Nos espaços poderão ser construídos shoppings, hotéis, áreas de eventos, estacionamentos, escolas, moradias e laboratórios.
O Metrô deve se aproveitar do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo que incentiva empreendimentos em terrenos próximos a redes de metrofeereoviárias e de ônibus de alta capacidade.
Dos 17 terminais, nove possuem terrenos que podem ser identificados com potencial construtivo de 245 mil metros quadrados.
De acordo com reportagem de Bruno Ribeiro, do Jornal O Estado de São Paulo deve ocorrer uma audiência pública para detalhar como será a concessão.
A previsão é de que apenas um concessionário, que oferecer a maior contrapartida, assuma todos os espaços por até 40 anos.
Não será concedida a área interna das estações.
Pelos 17 terminais passam por dia em torno de 935 mil pessoas e 274 linhas de ônibus.
Os terminais que devem ser concedidos são:
Linha 1-Azul:Parada Inglesa, Santana, Armênia e Ana Rosa.
Linha 3-Vermelha:Artur Alvim, Patriarca Norte, Vila Matilde Norte, Penha Norte, Carrão Norte, Carrão Sul, Tatuapé Norte, Tatuapé Sul, Belém Norte, Belém Sul, Brás, Barra Funda Sul e Barra Funda Turística.
Fonte da notícia: Diário do Transporte.
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