O Governador Geraldo Alckmin anunciou que foram retomadas no dia 12/09/2016, as obras das quatro estações da Linha 4-Amarela do Metrô. Paralisadas desde Julho de 2015, após o contrato com o consórcio responsável ser rescindido, a primeira estação a ser entregue será a Higienópolis-Mackenzie, em um ano. As estações foram prometidas inicialmente para 2014.
"A obra já está novamente contratada. Já deveria estar pronta, lamentavelmente, o consórcio abandonou a obra. Tomamos todas as providencias, porque não há ninguém mais interessados que nós [o governo do Estado] pra entregar as obras. Infelizmente, a empresa quebrou e tivemos que abrir nova licitação", disse o governador.
O contrato para as obras também ficou R$152 milhões mais caro do que o anterior. As obras da segunda fase da linha - que ligará a Luz, no centro, à Vila Sônia, zona oeste da capital - foram iniciadas em 2012, mas o Metrô reiscindiu o contrato em Julho de 2015 pelo não cumprimento do acordo por parte da construtora.
Até Julho de 2015, quando os dois contratos com a empresa Isolux Corsán foram rescindidos por atrasos na execução, o custo seria de R$ 706,9 milhões. Durante a vigência do negócio, o Metrô pagou à empresa R$ 236,9 milhões, 33,7% do total. Das estações previstas, só a Fradique Coutinho foi entregue e entrou em operação em Novembro de 2014.
O Metrô relicitou a obra, dessa vez por R$ 858, 7 milhões. De acordo com Clodoaldo Pelissioni, secretário de transportes metropolitanos, o novo contrato ficou mais caro porque o novo projeto é mais completo que o anterior. "[Agora] a obra saiu com o projeto executivo definitivo. O projeto ficou mais completo, vamos ter menos projeções de aditivos ou modificações. Por isso, saiu um pouco mais cara, mas temos uma convicção maior do cumprimento dos prazos", disse o secretário.
Ainda segundo Pelissioni, o consórcio que abandonou a obra foi multado em R$ 23 milhões e está proibida de participar de licitações de obras do Estado em 2 anos. O pagamento da multa ainda está em disputa judicial, mas, segundo o secretário, assim que for pago, o valor será usado para investimento em outras obras.
Além da entrega da Estação Higienópolis-Mackenzie em 12 meses, o governador informou que o cronograma das obras também prevê a conclusão da Estação Oscar Freire em 15 meses; a Estação São Paulo-Morumbi, em 18 meses; e a Estação Terminal Vila Sônia o terminal de ônibus integrado, em 36 meses.
"Essa daqui [Higienópolis-Mackenzie] é a mais adiantada, está mais de 60% concluída. O túnel sob a Rua da Consolação já está pronto e haverá dois acessos à estação, um pela Consolação e outro na Rua Rio Preto", disse Alckmin.
Fonte da notícia: Revista Ferroviária.
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