As Linhas 5-Lilás e 17-Ouro, ambas do Metrô, vão ser privatizadas
em conjunto e o edital deve sair até o final de 2016. O modelo foi
fechado em reunião do conselho gestor do PED.
De acordo com o Secretário dos transportes Metropolitanos, Clodoaldo
Pelissioni, a ideia é finalizar o processo de concessão até Julho de
2017, antes da entrega de 9 novas estações da Linha 5-Lilás. “Nós queremos que as novas estações já sejam operadas pelo concessionário”, enfatizou.
“Vai ser uma concessão única porque as linhas se cruzam no Campo
Belo. Há uma sinergia de energia elétrica e integração na estação que
está sendo construída lá. Será uma concessão por 30 anos na qual será
cobrada uma outorga fixa de entrada e o concessionário receberá uma
parcela da tarifa paga por passageiro transportado que continuará sendo
arrecadada pelo Metrô. O Estado não vai mais aportar recurso nenhum”, disse o secretário.
Sobre a concessão da Linha 15-Prata, Clodoaldo disse que os estudos estão avançados e que é a próxima pauta a ser analisada.
O Governo ainda estuda a concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ambas da CPTM. O grupo Triunfo já fez uma proposta de PPP
para elas.
“Nós percebemos pela proposta da empresa que o aporte do Estado ainda pode ser diminuído e aprovamos a continuidade dos estudos”, disse Pelissioni. “Nesse momento de crise econômica, é melhor fazer concessão do que PPP, que ainda exige contrapartidas do Estado”, completou.
Não foi informado se as obras das Fases 2 e 3, da Linha 17-Ouro, e a expansão da Linha 5-Lilás ao Jardim Angela seriam tocadas pela nova
concessionária.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário