Assim como tantos vizinhos de obras do Metrô, Paulo Menezes, 56, é
adepto da "vistoria via janela". Do imóvel onde mora no Campo Belo, na
zona sul paulistana, o presidente da empresa de trens costuma dar uma
olhada em um dos pontos de obra da 2ª Fase da Linha 5-Lilás. "Sábado,
vou fazer feira e dou uma passadinha lá também. E ali andou bem, está
quase pronto."
Três estações dessa linha devem ser as próximas a
serem abertas na cidade. "Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin", diz
Menezes, com uma mapinha da rede em mãos. "Essas estão programadas para
entrar em operação em Julho de 2017."
O executivo responde, mesmo
antes de ser perguntado, à ansiedade dos moradores, que querem saber
quando terão novas linhas à disposição. Isso porque o metrô é
considerado pelos paulistanos o melhor serviço de transporte de São
Paulo por 54% dos entrevistados das classes A e B.
O favoritismo
acentua-se entre moradores da zona norte (63%) e pessoas com mais 41
anos (59%) e ensino superior (60%). Trata-se do segundo ano em que o Metrô aparece no topo.
"A rapidez do sistema ainda é o chamariz
para o usuário do transporte público", diz Menezes. "Ele sabe que pegará
o metrô aqui e descerá lá no prazo esperado. Aliás, quando isso não
acontece, é que vem a reclamação." Mas, é claro, ainda há muito o que
melhorar. São Paulo, diz ele, está entre os melhores no intervalo de
circulação dos trens, limpeza e custo de energia, mas fica para trás na
segurança dentro dos trens e das estações e na venda de bilhetes.
Reduzir filas e ter um atendimento melhor também constam das metas.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Nenhum comentário:
Postar um comentário