Conduzir um trem parece uma tarefa fácil. E realmente é. Basta
treinamento. Um simulador de trem, inédito no mundo, começou a funcionar
em São Paulo há um mês para melhorar o desempenho dos funcionários
quando precisam consertar falhas do sistema automático da Linha
4-Amarela do Metrô, administrada pela concessionária ViaQuatro.
O Diário teve acesso com exclusividade ao novo sistema em Junho de 2016 e também “conduziu” alguns trens virtualmente.
A
vantagem para os passageiros é ficar menos tempo parado no trem ou nas
plataformas em caso de panes. Isso porque o simulador permite um
treinamento mais realista aos agentes, que serão capazes de resolver
problemas rapidamente.
Desenvolvido para linhas com sistema “driverless” (sem condutor), como a Linha 4-Amarela, o equipamento espanhol ajuda na reciclagem dos colaboradores da concessionária.
As equipes de manutenção, seguranças e estrategistas serão submetidas ao treinamento duas vezes por ano.
Como funciona
O
centro de treinamento fica no pátio da empresa, na Vila Sônia, na Zona
Oeste da capital. O simulador reproduz o ambiente da cabine do condutor.
O sistema é automático, mas os funcionários precisam do treinamento
manual para agir rápido em caso de falha no sistema.
Os trilhos
são originais, filmados por engenheiros, para dar mais realismo. A mesa
de operação é repleta de botões, como a cabine de verdade.
Na
simulação, o condutor aprende a sair com o trem, ganhar velocidade,
chegar à próxima estação, alinhar os vagões às portas automáticas das
plataformas e, finalmente, parar. Apesar de a velocidade máxima nos
trilhos ser de 80 km/h, o simulador permite “viajar” somente até 30
km/h.
Até para abrir as portas é preciso prática e muita atenção.
Embora seja praticamente impossível a entrada de uma pessoa na via, por causa da barreira de vidro nas plataformas, a reportagem se “distraiu” e “atropelou” um homem nos trilhos.
Claro, tudo de mentira. Era apenas um teste. “Como nosso sistema é automatizado, há poucas falhas na operação e são raras as ocasiões em que o trem precisa ser operado manualmente. O simulador permite treinamento permanente mantendo os colaboradores aptos à atuação imediata em diferentes situações”, explicou o presidente da ViaQuatro, Harald Zwetkoff.
Aparelho evita gasto com operação à noite
Antes do simulador de trem, o treinamento dos funcionários era feito nos próprios trilhos, de madrugada, entre 0h30 e 3h30.
Isso demandava mais custo, segundo a concessionária ViaQuatro, com despesas como horas extras e energia elétrica.
Com a implantação do simulador, o treinamento agora pode ser feito em qualquer horário, sem interferência na operação normal dos trens ou na manutenção preventiva da Linha 4-Amarela, que continua sendo realizada na madrugada.
Além do aspecto de segurança e da produtividade,
outra vantagem do ambiente virtual é a eliminação do desgaste da
composição e dos trilhos, que ocorriam quando o treinamento era
realizado em campo
As equipes treinarão, dentre outras situações,
a operação manual do trem em casos de oscilação no fornecimento de
energia elétrica. O objetivo é sempre restabelecer em menor tempo
possível a prestação de serviço normal para o usuário. O processo de
reciclagem no simulador acontece de seis em seis meses.
O tempo
dispensado para o treinamento de funcionários iniciantes caiu pela
metade. Antes, para aprender o conceito básico de tirar o trem da
plataforma, por exemplo, demorava um mês. Agora, as aulas levam cerca de
duas semanas.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
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