Com dados do próprio Metrô, o tribunal concluiu que 91,8 mil viagens
não foram feitas no ano passado. Assinado pelo conselheiro do TCE
Antônio Roque Citadini, o relatório foi publicado nesta no Diário Oficial. Em nota, o Metrô disse que vai prestar todos os
esclarecimentos necessários ao TCE.
O relator aponta que, apesar de a companhia dizer que houve uma redução
nas falhas de trens nos últimos três anos, foi constado um aumento de
7% nas falhas do sistema, provocadas principalmente por problemas
elétricos e de controle. Só na Linha 1-Azul as falhas cresceram 32% em
2015.
O relator do TCE disse que faltam mais de 300 peças no estoque de
reposição dos trens. Ele questionou a prática do Metrô de retirar peças
de trens novos parados para substituir aquelas que estão com defeito em
trens em circulação.
O Metrô diz que isso não afeta a operação nem a garantia das peças do trem novo. O TCE quer provas documentais disso. Citadini deu prazo de 15 dias, a partir desta quarta, para que o Metrô responda aos questionamentos.
O Metrô diz que isso não afeta a operação nem a garantia das peças do trem novo. O TCE quer provas documentais disso. Citadini deu prazo de 15 dias, a partir desta quarta, para que o Metrô responda aos questionamentos.
Outra preocupação é quanto aos repasses que o governo faz ao Metrô para
bancar a gratuidade de usuários, como a dos estudantes. Nesse ano
haverá uma redução de 25%, R$ 111 milhões a menos. O conselheiro diz que
esse dinheiro a menos pode comprometer a qualidade do serviço.
Composição A27 do Metrô (Linha 1-Azul) |
Linha 4-Amarela
O Governo de São Paulo protocolou informações sobre pagamentos relativos à Concessão da Linha 4-Amarela do Metrô, informou o TCE. O órgão havia dado até dia 12/05/2016, para que a gestão Geraldo Alckmin enviasse os dados.
Os pagamentos provocaram um prejuízo de R$ 332 milhões ao Metrô,
por conta da diferença entre o que é pago à ViaQuatro, concessionária
da Linha 4-Amarela do sistema, e o que é arrecadado de tarifa.
O despacho do relator das contas do Governo, conselheiro Sidney
Beraldo, foi encaminhado à Secretaria de Governo de São Paulo e à
Secretaria de Transportes Metropolitanos. Os documentos foram
protocolados às 16h39 de 19/05/2016
Outro oficio, da conselheira Cristiana de Castro Moraes, foi enviado ao
diretor do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo, solicitando esclarecimento
em dez dias sobre a operação financeira que envolve a Câmara de
Compensação e os valores transferidos ao Consórcio da Linha 4-Amarela, bem assim
se esse procedimento causou prejuízos aos resultados da Companhia do
Metrô.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos e o Metrô
afirmaram que irão prestar todos os esclarecimentos necessários ao
Tribunal de Contas do Estado. Segundo a Secretaria, "o que ocorreu foi
simples correção de um lançamento contábil equivocado pelo Metrô em seu
Relatório de Administração".
Fonte da Notícia: G1-SP
Imagem de Derick Roney
Imagem 2: Reproduzida do You Tube
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