No mês de Junho de 2016, a Central de
Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo completa 41 anos de atendimento ao
público, registrando a marca de 1.134.538 itens recebidos e de 326.257
devolvidos. Esses dados fazem a Central ser reconhecida como um dos serviços de
maior confiabilidade na capital paulistana.
Durante todo o ano de 2015, 81.000
objetos foram recebidos na Central de Achados e Perdidos, atingindo uma média
de quase 7.000 itens por mês. Desse total, 63% são documentos e 37% são objetos
diversos. O que mais se perde nos trens e estações do Metrô são documentos,
artigos de papelaria, carteiras, peças de vestuário/acessórios e celulares.
Entre
os objetos mais inusitados que já foram esquecidos no Metrô estão cadeiras de
rodas, muletas, espada, carrinho de bebê, colchão, vestido de noiva,
bicicletas, penico, narguile, fogão, carrinho de pedreiro, urna funerária,
próteses dentárias, prósteses de pernas e, mais recentemente, um olho de
silicone.
Para facilitar que os donos encontrem
seus objetos perdidos, o Metrô dispõe de um serviço de atendimento via telefone
e internet, que recebeu quase 116 mil consultas em 2015, o que representa uma
média de 317 consultas por dia. Somente no guichê da Central de Achados e
Perdidos, na estação Sé, foram realizados 37 mil atendimentos presenciais.
As
estações com o maior número de objetos e documentos perdidos e encontrados em
2015 foram Sé, Jabaquara, Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera,
República, Tucuruvi, São Bento, Santana, Luz e Ana Rosa.
Quem
procura, acha
O
atendimento pessoal da Central de Achados e Perdidos é feito na estação Sé, de
segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7 às 20h. As consultas de
documentos e objetos também podem ser realizadas na Central de Informações do
Metrô - pelo telefone 0800-770 7722, todos os dias, das 5h30 às 23h30, ou ainda
pelo site do Metrô
Todos
os itens permanecem à disposição dos proprietários, por 60 dias. Após esse
período, os objetos em bom estado e os valores não devolvidos são doados ao
Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são
encaminhados aos órgãos emissores.
Para
evitar a perda de objetos e documentos, o Metrô recomenda aos usuários que
fiquem atentos aos itens que estão sendo transportados e observem seus
pertences antes do desembarque. É importante também que os objetos tenham
sempre algum tipo de identificação, o que facilitará a localização do
proprietário e sua devolução pela Central de Achados e Perdidos.
Fonte da Notícia e Imagem: Metrô
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