GREVE no Metrô de São Paulo em 2014 |
NÃO HAVERÁ GREVE de Metrô em São Paulo. A decisão foi tomada na noite de hoje (31/05/2016) em assembleia no Sindicato dos Metroviários.
Os trabalhadores queriam inicialmente recomposição da inflação de
10,82% mais 6,59% de aumento real. A primeira proposta do Metrô foi de
aumento de 7,5%. No decorrer das negociações, o Metrô ofereceu o reajuste da inflação segundo o IPC-Fipe, de
10,03%, parcelado em duas vezes.
Em reunião na tarde de ontem (30/05/2016) no TRT, os metroviários não aceitaram o parcelamento deste reajuste
oferecido pelo Metrô.
Uma das propostas apresentadas pelo TRT, consiste em reajuste
imediato de 7,5% para os salários e benefícios e o restante em outra
parcela até completar os 10,03%.
Antes da assembleia, o Metrô ofereceu a primeira parcela de 7,5% de
aumento retroativo a 01/05/2016, o que foi aceito pelos trabalhadores.
O sindicato representa os trabalhadores das Linhas 1-Azul, 2-Verde,
3-Vermelha, 5-Lilás e 15-Prata do Metrõ.
Já a Linha 4-Amarela é operada pela iniciativa privada.
O Metrô atende 3,8 milhões de pessoas por dia e as linhas do Governo do Estado reúnem 9.447 funcionários.
Os metroviários têm conseguido constantemente ganhos reais nos salários em relação à inflação.
Nos últimos dez anos, os metroviários receberam reajustes acima da
inflação em 9 deles, sendo que em sete vezes, os metroviários tiveram
reajuste acima dos aumentos da média nacional dos salários.
O piso salarial da categoria é de R$ 1.891, mas a média é de R$ 4.750.
Do quando de trabalhadores, 109 funcionários do Metrô recebem
salários maiores do que o Estado determina para diretores da empresa,
ganhando por mês R$ 21,7 mil e R$ 35 mil. Os supersalários resultam num
custo mensal de R$ 35 milhões em uma folha de pagamento total R$ 1,7
bilhão.
O teto do salário de um diretor é de R$ 20,5 mil. Os cargos cujos
funcionários recebem acima dos diretores são assessor técnico III”,
“especialista III”, “chefe de departamento” e “gerente”.
Estes supersalários também são beneficiados com os aumentos.
O Sindicato dos Metroviários também levanta bandeira contra eventual privatização das linhas.
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem: Brasil Post
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