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sexta-feira, 15 de abril de 2016

Metrô registra queda de 27% em investimentos nas obras de expansão

Obras da Futura Estação Fazenda da Juta (Linha 15-Prata)
Os investimentos feitos pelo Governo do Estado de São Paulo no Metrô, tanto para a modernização da rede atual como parar a expansão da malha de metrô de fato e criação de Monotrilhos, tiveram queda de 27% em 2015, na comparação com 2014.

A redução foi de R$ 1,16 bilhão. Em 2014, foram investidos R$ 4,3 bilhões em 2015, R$ 3,15 bilhões.

Os valores foram corrigidos pela inflação.

Somente em relação à expansão da rede, as quedas de investimentos somaram 22,67%. As obras mais afetadas foram o prolongamento da Linha 4-Amarela do Metrô, paralisado em Julho de 2015 por causa do rompimento do contrato com Consórcio Isolux-Corsán-Corviam, e da Linha 2-Verde , da Vila Prudente até a região da Dutra, em Guarulhos. A Linha 6-Laranja, da Vila Brasilândia até São Joaquim, não entra na relação por se tratar de uma PPP

O metrô afirmou que por causa do rompimento do contrato com consórcio da Linha 4-Amarela, apenas 30% dos R$ 289,9 milhões previstos para ligação foram aplicados. As obras devem ser retomadas ainda no primeiro semestre. Nesta semana, o Metrô recebeu propostas de novos concorrentes parta a conclusão das obras da linha 4 Amarela. Veja em: 

Queda de investimentos em obras de expansão:

– Linha 2 Verde (trecho Vila Prudente-Dutra) – queda de 66,59%, de R$ 340,3 milhões para R$ 113,7 milhões

– Linha 4 Amarela (trecho entre Luz e Vila Sônia) – queda de 56,82% , de R$ 195,4 milhões para R$ 84,4 milhões.

– Linha 5 Lilás (trecho Adolfo Pinheiro – Chácara Klabin) – queda de 20,01%, de R$ 1,859 bilhão para R$ 1,457 bilhão

Composições da Frota L modernizada pelo Metrô
– Monotrilho Linha 15 Prata (trecho Oratório – Iguatemi) – queda de 45,59%, de R$ 784 milhões para R$ 426 milhões

– Monotrilho Linha 17 Ouro (trecho Jabaquara – Morumbi) – queda de 50,03%, de R$ 3, 735 bilhões para R$ 2,889 bilhões.

Modernização teve queda maior

Percentualmente, o maior corte nos investimentos foi para modernização da rede atual. A redução em 2015 na comparação com 2014 foi de 54,5 %, com perda de R$ 316 milhões.

Em termos percentuais, a maior perda foi na Linha 5-Lilás, com 80,4%, mas em números absolutos foi na Linha 3-Vermelha que perdeu R$ 176,2 milhões em investimentos.

– Linha 5 Lilás: redução de 80,42% nos investimentos, totalizando R$ 1,3 milhão.
– Linha 3 Vermelha: redução de 69,56% nos investimentos, totalizando R$ 77,1 milhões
– Linha 2 Verde: redução de 59,72% nos investimentos, totalizando R$ 18,1 milhões
– Linha 1 Azul: redução de 26,8% nos investimentos, totalizando R$ 110,1 milhões.

Crise econômica:

O Metrô atribuiu a maior parte da redução dos investimentos da crise econômica que prejudicou arrecadação paulista e dificultou a liberação de recursos federais prometidos para expansão das linhas. O Metrô também afirmou que o investimento nas linhas e estações existentes foi adequado ao orçamento da companhia para o ano de 2015.

“Mesmo com inflação de 10,71%, queda do PIB e diminuição da arrecadação do ICMS em 2015, o governo do Estado manteve investimentos nos serviços mais impactantes, como a modernização da frota de trens do Metrô. De um total de 98 composições contratadas, 74 já passaram pelo processo, sendo 12 no ano de 2015.”

A queda do PIB em 2015 foi de 3,81%.

Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem 1: Sérgio Mazzi 
Imagem 2: Lucas Palma

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