Obras da Futura Estação Fazenda da Juta (Linha 15-Prata) |
Os investimentos feitos pelo Governo do Estado de São Paulo no Metrô,
tanto para a modernização da rede atual como parar a expansão da malha
de metrô de fato e criação de Monotrilhos, tiveram queda de 27% em 2015,
na comparação com 2014.
A redução foi de R$ 1,16 bilhão. Em 2014, foram investidos R$ 4,3 bilhões em 2015, R$ 3,15 bilhões.
Os valores foram corrigidos pela inflação.
Somente em relação à expansão da rede, as quedas de investimentos
somaram 22,67%. As obras mais afetadas foram o prolongamento da Linha
4-Amarela do Metrô, paralisado em Julho de 2015 por causa do
rompimento do contrato com Consórcio Isolux-Corsán-Corviam, e da Linha
2-Verde , da Vila Prudente até a região da Dutra, em Guarulhos. A Linha
6-Laranja, da Vila Brasilândia até São Joaquim, não entra na relação por
se tratar de uma PPP
O metrô afirmou que por causa do rompimento do contrato com consórcio
da Linha 4-Amarela, apenas 30% dos R$ 289,9 milhões previstos para
ligação foram aplicados. As obras devem ser retomadas ainda no primeiro
semestre. Nesta semana, o Metrô recebeu propostas de novos concorrentes
parta a conclusão das obras da linha 4 Amarela. Veja em:
Queda de investimentos em obras de expansão:
– Linha 2 Verde (trecho Vila Prudente-Dutra) – queda de 66,59%, de R$ 340,3 milhões para R$ 113,7 milhões
– Linha 4 Amarela (trecho entre Luz e Vila Sônia) – queda de 56,82% , de R$ 195,4 milhões para R$ 84,4 milhões.
– Linha 5 Lilás (trecho Adolfo Pinheiro – Chácara Klabin) – queda de 20,01%, de R$ 1,859 bilhão para R$ 1,457 bilhão
Composições da Frota L modernizada pelo Metrô |
– Monotrilho Linha 15 Prata (trecho Oratório – Iguatemi) – queda de 45,59%, de R$ 784 milhões para R$ 426 milhões
– Monotrilho Linha 17 Ouro (trecho Jabaquara – Morumbi) – queda de 50,03%, de R$ 3, 735 bilhões para R$ 2,889 bilhões.
Modernização teve queda maior
Percentualmente, o maior corte nos investimentos foi para
modernização da rede atual. A redução em 2015 na comparação com 2014 foi
de 54,5 %, com perda de R$ 316 milhões.
Em termos percentuais, a maior perda foi na Linha 5-Lilás, com
80,4%, mas em números absolutos foi na Linha 3-Vermelha que perdeu R$
176,2 milhões em investimentos.
– Linha 5 Lilás: redução de 80,42% nos investimentos, totalizando R$ 1,3 milhão.
– Linha 3 Vermelha: redução de 69,56% nos investimentos, totalizando R$ 77,1 milhões
– Linha 2 Verde: redução de 59,72% nos investimentos, totalizando R$ 18,1 milhões
– Linha 1 Azul: redução de 26,8% nos investimentos, totalizando R$ 110,1 milhões.
Crise econômica:
O Metrô atribuiu a maior parte da redução dos investimentos da crise
econômica que prejudicou arrecadação paulista e dificultou a liberação
de recursos federais prometidos para expansão das linhas. O Metrô também
afirmou que o investimento nas linhas e estações existentes foi
adequado ao orçamento da companhia para o ano de 2015.
“Mesmo com inflação de 10,71%, queda do PIB e diminuição da
arrecadação do ICMS em 2015, o governo do Estado manteve investimentos
nos serviços mais impactantes, como a modernização da frota de trens do
Metrô. De um total de 98 composições contratadas, 74 já passaram pelo
processo, sendo 12 no ano de 2015.”
A queda do PIB em 2015 foi de 3,81%.
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem 1: Sérgio Mazzi
Imagem 2: Lucas Palma
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