O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, suspendeu as obras
da Linha 17-Ouro do Metrô, um Monotrilho que atravessa a Zona Sul da
capital paulista e que, originalmente, deveria ficar pronto antes da
Copa do Mundo de 2014. No início do ano, Alckmin já havia barrado a
extensão da Linha 2-Verde do Metrô. Também estão congeladas obras de
outras duas linhas: 15-Prata e 18-Bronze.
A notícia da suspensão das obras da Linha 17-Ouro deu início a uma queda
de braço entre o Metrô e as empreiteiras Andrade Gutierrez e CR Almeida,
contratadas para construir três estações e o pátio de manobras. A
estatal alega que as empresas paralisaram as obras e descumpriram termos
contratuais, o que pode render a elas multas de mais de R$ 100 milhões.
As empreiteiras dizem há meses negocia com o Metrô a liberação de
frentes de serviço e de projetos executivos, que estão atrasados.
O Metrô informou nesta segunda-feira que suspendeu os contratos com
as empresas e que pretende procurar a empresa que ficou em segundo lugar
na licitação das obras da Linha 17-Ouro para concluir os trabalhos. Diz
a nota da companhia que “desde o final do ano passado, o consórcio
desacelerou o ritmo das obras e não vinha cumprindo os prazos
estabelecidos. O Metrô realizou vistorias que indicaram o abandono das
obras do monotrilho da Linha 17-Ouro. As empresas foram notificadas
várias vezes para retomarem os trabalhos, o que não foi cumprido.”
Já a Andrade Gutierrez alega que os atrasos do Metrô na liberação de
terrenos, documentos e projetos “impediram a conclusão das obras no
prazo contratado e impedem que haja qualquer possibilidade de
planejamento futuro”. Como exemplo, a empresa afirma que só recebeu 60%
dos projetos para construir as estações e metade dos projetos para fazer
o pátio. Os projetos são de responsabilidade de engenheiros e
arquitetos do Metrô.
A empreiteira afirma que não foi notificada da decisão e que se
surpreendeu com a notícia que “se levada a efeito, demonstrará mais uma
vez o descaso do Metrô de São Paulo para com suas contratadas da Linha
17-Ouro bem como com a verdade”, diz a empresa.
A Linha 17-Ouro foi projetada para ser feita em três fases. O
primeiro trajeto, que está em obras desde 2012, liga o Aeroporto de
Congonhas à Marginal do Pinheiros. Os outros trechos — do Aeroporto até
Jabaquara e da Marginal do Pinheiros até o Morumbi — nem tiveram as
obras iniciadas e estão congelados.
O Governo de São Paulo já havia tomado uma medida semelhante em Julho de 2015, quando suspendeu o contrato com o consórcio
Isolux-Corsán-Corviam para a expansão da Linha 4-Amarela do Metrô, que
liga a Zona Oeste ao centro da cidade. Na ocasião, o governo paulista
alegou que a empresa abandonou as obras, enquanto o consórcio dizia que o
Metrô havia demorado 27 meses para entregar o projeto executivo das
estações e liberar licenças para a obra. A construção de quatro estações
da Linha 4-Amarela está paralisada desde então.
Fonte da Notícia: Diário da Manhã
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