Mapa da Futura Linha 6-Laranja |
O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou em Novembro de 2015 um empréstimo com a Caixa Econômica Federal, no valor
de R$ 690 milhões. O montante será utilizado nas desapropriações em
áreas por onde passará a Futura Linha 6-Laranja, do Metrô de São Paulo,
que ligará a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia - São
Joaquim). Os recursos são viabilizados por meio da Administração Geral
do Estado.
Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do
Estado de São Paulo, para a construção das estações e do pátio da
futura linha, são necessárias 371 ações de desapropriação de imóveis.
Estas desapropriações estão sendo conduzidas pela Concessionária Move
São Paulo, responsável pela construção e operação da futura
linha, com recursos do Governo do Estado, à medida que os imóveis são
liberados pela Justiça. Sessenta por cento das imissões de posse já
aconteceram.
A Linha 6-Laranja é a primeira PPP de mobilidade urbana no Brasil na característica greenfield.
Neste modelo, o investidor privado assume a responsabilidade de
execução, operação e manutenção do serviço, sob fiscalização e
acompanhamento do poder concedente.
A linha está orçada em R$ 9,9
bilhões, terá 15,3 km de extensão, 15 estações, 22 trens, será
totalmente subterrânea e deve transportar 633 mil pessoas por dia. Estão
previstos quatro pontos de conexão com a rede metroferroviária: com a
Linha 7-Rubi e a Linha 8-Diamante da CPTM (na Estação Água Branca); com a
Linha 4–Amarela do Metrô de SP – operação da ViaQuatro (na Futura
Estação Higienópolis-Mackenzie); e com a Linha 1-Azul do Metrô de São
Paulo (na Estação São Joaquim).
Segundo a STM, há atualmente
quatro frentes de trabalho, contando com o pátio Morro Grande, na região
da Brasilândia, com canteiro de obras em implantação. Para 2016, estão
previstas 21 novas frentes de trabalho, com 5.800 empregados diretos. No
ápice da obra, deve haver 36 frentes de trabalho, divididas em 15
estações, 20 postos de ventilação e um pátio de trens, gerando cerca de 8
mil empregos diretos. A previsão de início da operação da Linha
6-Laranja é 2020.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem: Governo do Estado de São Paulo
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