Composição da Linha 4-Amarela |
O Metrô publicou nesta terça-feira, dia 24/11/2015, o
edital de licitação para o término da 2ª Fase da Linha 4-Amarela,
que contempla a conclusão das obras civis e acabamento das Estações
Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia
(incluindo o terminal de ônibus) e o Pátio Vila Sônia de estacionamento e
manutenção de trens. Também está inserida na contratação a implantação
de dois quilômetros de túnel de ligação com o Pátio Vila Sônia.
Os trechos deveriam ter sido finalizados em 2014, mas em Julho de 2015 houve
rescisão do contrato entre o Metrô e o consórcio Isolux Corsan-Corviam.
A companhia do metropolitano diz que o consórcio não cumpriu prazos e
serviços para construção das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar
Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia da Linha 4-Amarela e aplicou multas de R$
23,5 milhões. O consórcio disse, à época, que a rescisão não foi
unilateral por metrô e acusou a companhia de falta de planejamento.
Decisão do desembargador Rubens Rihl, da 8ª Câmara de Direito Público
suspendeu a multa, atendendo ação do consórcio que alegou dano
irreparável, mas o Metrô recorre.
As obras que vão ser licitadas devem ter custo de R$ 1,3 bilhão com
financiamento do BIRD.
As propostas técnicas devem ser entregues em 13/01/2016.
De acordo com o Metrô, em nota, as previsões após as assinaturas de contrato indicam que a linha só deve ser concluída em 2019:
– Higienópolis-Mackenzie: 12 meses após a ordem de serviço;
– Oscar Freire: 15 meses após a ordem de serviço;
– São Paulo-Morumbi: 18 meses após a ordem de serviço;
– Vila Sônia (incluindo terminal de ônibus e pátio): 36 meses após a ordem de serviço.
O Metrô lançará ainda, até o final de 2015, outro edital para
contratação do complemento da via permanente dos túneis e no Pátio Vila
Sônia, orçado em R$ 60 milhões.
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Fonte da Imagem: Meu Transporte News-Metrô
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