Mapa da Futura Linha 6-Laranja |
O Governo de São Paulo deu início ontem, 22/09/2015, à construção da
Estação Freguesia do Ó, que vai integrar a Linha 6-Laranja do Metrô e
ligar a Brasilândia ao Centro de São Paulo, até a Estação São Joaquim.
Com
área total construída de 11.560 m² e quatro andares subterrâneos, a
estação será a primeira desta nova linha a ser erguida e já gerou 200
novos postos de trabalho. No pico da obra, previsto para acontecer entre
2017 e 2018, serão oito mil novos postos de trabalho diretos.
A
execução da obra será feita pela Concessionária Move São Paulo. Nesta
primeira etapa, que deve durar 14 meses, serão realizadas a escavação e
contenção dos poços. O próximo passo é a escavação do corpo da estação.
Só então é que a estação Freguesia do Ó vai receber a passagem do
shield, máquina apelidada de tatuzão e que será responsável pela
abertura do túnel para os trens.
"Esta
obra tem uma PPP [Parceria Público Privada] integral. A concessionária
fica responsável por todos os passos. Desde a construção da linha,
compra de trens, sinalização e operação", afirmou o governador Geraldo
Alckmin. "São 25 anos de concessão. Sendo 5 para contrução e o restante
para operação", disse.
A
Linha 6-Laranja é um projeto de alta complexidade e o sistema que se
apresenta como a melhor alternativa para as necessidades de São Paulo em
termos de mobilidade urbana. "A linha 6 terá capacidade para atender
600 mil passageiros/dia. Só aqui na estação da Freguesia do Ó serão 15
mil usuários/dia", explicou o governador.
Com
investimento de R$ 9,6 bilhões, a linha será totalmente subterrânea e
deverá transportar 633 mil pessoas por dia entre as regiões Noroeste e
Centro de São Paulo. Serão 15,3 quilômetros subterrâneos, com 15
estações localizadas em uma área urbana bastante populosa.
As
estações serão Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I,
Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompéia, Perdizes,
PUC-Cardoso de Almeida, Angélica-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14
Bis, Bela Vista, São Joaquim.
Fonte da Notícia: Governo do Estado de São Paulo
Créditos do Mapa Reservados ao Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário