Obras da Futura Estação Freguesia do Ó (Linha 6-Laranja) |
A gestão Geraldo Alckmin deu início semana passada à
primeira estação da Futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, a
Freguesia do Ó, na zona norte, um ano e nove meses após a assinatura do
contrato para construção do ramal. Em Abril de 2015, o Governo Estadual havia
começado as obras no poço de ventilação, também na zona norte, a partir
do qual dois tatuzões escavarão túneis em direções distintas.
O
governo Alckmin prevê que todas as 15 estações, em um total de 15,3 km,
sejam entregues simultaneamente em 2020 pela Concessionária Move São
Paulo, responsável pelas obras. A estimativa na época da assinatura do
contrato, contudo, era que os trens já operassem em 2018.
— O
prazo de concessão é de 25 anos: cinco para construção da obra e 20 para
operação. É interesse do próprio concessionário garantir, porque quanto
mais cedo entregar mais cedo começa a operar.
O valor da obra é de R$ 9,6 bilhões — exceto desapropriações, que serão bancadas pelo governo.
—
Esta é uma PPP integral. Não é mais uma PPP
que um faz a obra, o outro compra o trem e outro opera. Aqui, o
concessionário constrói a linha, as estações, compra o trem, instala
sinalização e tecnologia e opera.
Entre as dificuldades
encontradas para executar a obra, está justamente a desapropriação de
imóveis em áreas incluídas na Linha 6, que vai ligar a Vila Brasilândia,
na zona norte, à estação São Joaquim, na Liberdade, centro. Das 371
ações expropriatórias, o governo detém apenas 160 mandados de posse,
cerca de 43,1% do total.
Outros 44 imóveis na região da estação
Vila Cardoso também devem ser desapropriados, e o governo já admite que
os custos, anteriormente previstos em R$ 670 milhões, devem passar de R$
1 bilhão, afirmou o Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos,
Clodoaldo Pelissioni.
— A gente imagina que, no mais tardar entre Junho e Julho de 2015, teremos todas as desapropriações liberadas.
Freguesia do Ó
Com quatro andares
subterrâneos, a estação da Freguesia do Ó terá capacidade para
transportar 15 mil passageiros por dia. No projeto, ela está localizada
entre as futuras Estações João Paulo I e Santa Marina.
A Linha
6-Laranja também contará com as estações Brasilândia, Vila Cardoso,
Itaberaba, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida,
Angélica-Pacaembu, 14 Bis e Bela Vista. Além dessas, haverá quatro
pontos de conexão com outros ramais: a Estação Água Branca (Linha 7-Rubi
e Linha 8-Diamante, da CPTM), a Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela
do Metrô) e São Joaquim (Linha 1-Azul do Metrô).
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
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