Obras da Futura Estação Jardim Planalto (Linha 15-Prata) |
O Governo de São Paulo, do Governador Geraldo Alckmin, decidiu congelar a construção de 17 das 36 estações de Monotrilho previstas para as Linhas 17-Ouro, que está sendo construída
na Zona Sul de São Paulo, e da Linha 15-Prata, na Zona Leste. Com isso, o
monotrilho não vai mais atender extremos da cidade, como a ligação
Aeroporto de Congonhas a Estação Jabaquara ou o trecho até a futura
estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela do Metrô.
Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “a
prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de
abrir novas frentes de trabalho”. Diz ainda que, nas áreas que não
serão atendidas agora, estão sendo equacionadas questões como ampliações
viárias, reassentamentos e desapropriações.
Questionada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos
não informou quantos dos 44,3 km anunciados ficam comprometidos com essa
decisão.
Na Linha 17-Ouro, anunciada como serviço que atenderia o
bairro de Paraisópolis, mas que não vai mais cruzar o Rio Pinheiros, são
pelo menos 9,9 km congelados, segundo informações disponíveis no site
do Metrô. A obra terá agora 7,7 km dos cerca de 17,7 km prometidos e
ficará restrita ao trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a Marginal
Pinheiros.
A linha também vai perder o trecho que ligaria o aeroporto
até a Estação Jabaquara, onde faria conexão com a Linha 1-Azul do Metrô.
A linha foi anunciada quando ainda se discutia o uso do
Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014. Ela chegou a ser
prometida para 2013, mas só deve ficar pronta em 2017 e com extensão
menor que a prevista.
Ficam de fora até segunda ordem as estações Panamby,
Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi, São Paulo-Morumbi,
Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila
Paulista.
Zona Leste
Já a Linha 15-Prata seria a substituição do antigo Expresso
Tiradentes. O chamado “Fura Fila”, projetado nos anos 90 para ir até o
extremo leste, foi redesenhado depois para ser um serviço de ônibus
elevado ligando o Centro à Vila Prudente. De lá, seguiria em sistema de
monotrilho até Cidade Tiradentes.
Em 2013, o G1 mostrou que já havia um impasse na
obra em razão de o trajeto prever a construção dos pilares do monotrilho
na Avenida Ragueb Chohfi, via comercial e estreita e que é um dos
principais acessos à região de Cidade Tiradentes. O impasse se dava em relação às inúmeras desapropriações previstas para a área.
Agora, a Secretaria de Transportes Metropolitanos decidiu
congelar sete estações da linha 15: Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico
Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes. Além
dessas, a conexão com a Estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa, de 2,2
km, na outra ponta da linha.
A quilometragem total que não será priorizada neste momento
não foi informada pela secretaria. A previsão inicial era que o
monotrilho tivesse, no total, 26,6 km.
Nota da Secretaria
"A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa
que, sobre os projetos dos monotrilhos das Linhas 15- Prata e 17-Ouro, a
prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes
de abrir novas frentes de trabalho. Os trechos prioritários são a
ligação do Aeroporto de Congonhas até o Morumbi (integração com a Linha 9
da CPTM) na Linha 17-Ouro e Terminal Vila Prudente a Iguatemi na Linha 15-Prata.
Nos demais trechos, estão sendo equacionadas as questões
referentes às ampliações viárias com a Prefeitura de São Paulo,
levantamento de reassentamentos e desapropriações necessárias para o
prosseguimento das obras, licenciamentos ambientais e novas fontes de
financiamento."
Fonte da Notícia: G1-SP
Imagem de Fernando Giolo
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