Mapa do Monotrilho da Linha 18-Bronze |
As obras para melhoria da Mobilidade Urbana no ABCD prometidas pelo Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ainda seguem sem
previsão de sair do papel. O Expresso ABC da CPTM, que funcionaria paralelo à Linha 10-Turquesa
(Brás-Rio Grande da Serra), foi descartada pelo Estado nesta semana.
Enquanto isso, o início da construção da Linha 18-Bronze do Metrô
(Tamanduateí-Djalma Dutra), que ligará a Região à Capital, segue
travado um ano após a assinatura da PPP.
Idealizado desde 2006, o Expresso ABC serviria para desafogar o
sistema de trens e, originalmente, teria apenas seis estações, sendo
três no ABCD – Mauá, Santo André e São Caetano – e três em São Paulo –
Tamanduateí, Brás e Luz –, com 25,2 quilômetros de extensão. Prestes a
completar uma década, porém, o Estado anunciou no começo a exclusão de
32 projetos de PPP, entre elas, a linha que
atenderia a Região.
O Expresso ABC também cumpriria outra promessa realizada pelo
ex-secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes, em 2013,
no Consórcio Intermunicipal. Desde o fim de 2011, a Linha 10 deixou de
operar até a Luz, frustrando os usuários, que se viram obrigados a fazer
baldeação no Brás para seguir viagem. No entanto, o então responsável
pela Pasta afiançou: “Quando o Expresso ABC estiver pronto, o nosso
objetivo é voltar (a Linha 10) para Luz.”
O mecânico José Estevam Gazinhato, 56 anos, sai toda manhã de Mauá
para usar a Linha 10. Além da lotação no horário de pico, o usuário
criticou a lentidão e o cancelamento da obra do Expresso ABC até a Luz.
“Isso também atrapalha os usuários da zona Leste das linhas 11 e 12 (–
Safira da CPTM), que vêm já abarrotados de gente e agora dividem espaço
com usuários do ABCD”, pontua.
Cuidadora e acompanhante de idosos, Creusa Silvestre, 51 anos, reside
em Ribeirão Pires e acredita que o Expresso ABC aliviaria a lotação da
Linha 10 nos horários de pico. “Pego o trem lotado, porque geralmente
muitos passageiros de Mauá vão para Rio Grande da Serra e voltam (no
sentido Capital) sentados. Seria ótimo uma linha expressa para chegar no
horário ao trabalho, porque os trens também demoram”, considera.
Morador de Santo André, o arquiteto Jaime Gonçalves, 54 anos, fazia o
trajeto passando pela Luz, mas agora descreve problemas para fazer a
baldeação para a Linha 11-Coral, vinda da zona Leste já com problemas
de lotação. “Agora é preciso fazer a transferência (no Brás), mas o
excesso de passageiros faz demorar ainda mais a subida pelas escadas
para pegar o trem que vai até a Luz”, relata.
Em nota, a Secretaria de Governo do Estado, responsável pela gestão
das PPPs, informou que o Palácio dos Bandeirantes não está excluindo
projetos e sim “ideias de empresas ou consórcios privados”.
Um ano apenas no papel
A Linha 18-Bronze, que ligará São Paulo ao ABCD, passando por São Caetano,
Santo André e São Bernardo, completou um ano após a assinatura da PPP e
ainda no papel. Em 22 de agosto de 2014, Alckmin firmou o contrato com o
Consórcio Vem ABC, responsável pelas obras, que venceu a concorrência
internacional pela parceria.
Na ocasião, Alckmin avaliou que a fase de desapropriações seria
rápida, uma vez que o monotrilho teria o traçado feito por meio de vias
elevadas. “(O início) é imediato. Agora é já iniciar a desapropriação,
montar canteiros. Mas acho que a população vai sentir em 90 dias”,
projetou.
Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado atribui
a situação à espera pela liberação de recursos da União, via
financiamento do BNDES e do PAC da Mobilidade.
O Ministério das Cidades informou que não existe atraso nos pedidos
de empréstimo e de recursos do Orçamento Geral da União para a Linha 18-Bronze e
que essas demandas estão em análise nas áreas técnica e econômica.
A Linha 18-Bronze é prevista para partir da Estação Tamanduateí, na Capital,
com conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM e Linha 2-Verde do Metrô (Terminal Vila
Prudente-Vila Madalena) até a Estação Djalma Dutra, em São Bernardo.
Uma vez pronta na totalidade, o ramal metroviário terá extensão de 15,4
quilômetros, com 13 estações e atenderá cerca 340 mil passageiros por
dia.
Fonte da Notícia: ABCD Maior
Imagem: Mobilize
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