Lotação na Estação Pinheiros (Linha 4-Amarela) |
Em meio à ameaça do Governador de privatizar o Metrô de SP, diversos
casos de agressões e assédios no Metrô de SP têm sido veiculados pela TV
e rádio, e em todos eles as emissoras e seus âncoras fazem uma operação
de colocar a população contra os metroviários e se "esquecem" da
responsabilidade do governo Alckmin e PSDB, que submersos a escândalos
de corrupção precarizam cotidianamente os transportes públicos, querendo
agora avançar na privatização dos mesmos.
Os casos veiculados são uma amostra dos milhares de casos que ocorrem
todos os dias no principal sistema de transporte de São Paulo, que a
mídia ignora.
Trens, metrô e ônibus são utilizados pela massa da população e estão numa situação calamitosa. Para garantir o financiamento eleitoral da campanha de seus partidos, o governo federal de Dilma, e estadual de Alckmin, preferem realizar seus "planos de concessões", que favorecem o lucro bilionário das empreiteiras e multinacionais, ao mesmo tempo que gera o caos no transporte urbano e ataca os direitos dos metroviários, ferroviários e rodoviários.
Entretanto, essa contradição se expressa no questionamento das
manifestações de junho de 2013, que a cobertura da mídia conscientemente
esconde. Prefere ter seções especiais nos seus jornais para falar do
trânsito ou diretamente culpabilizar os trabalhadores, analisando casos
isolados sem relacionar com o problema estrutural dos transportes.
Datena faz demagogia para atacar os Seguranças do Metrô
Geralmente, basta uma imagem de confronto entre trabalhadores e
usuários do Metrô para que a mídia oficial responsabilize os
funcionários, em particular os seguranças. Datena, um dos principais
"porta-vozes" nesse quesito, generaliza em seus programas: "Normalmente,
a violência é a atitude dos seguranças do Metrô". Quem conhece o âncora
sabe do ódio dele contra os metroviários nas suas greves, e diante a um
problema social como esse não perde o tempo em inocentar a Cia. do
Metro e o seu Governador Alckmin. Não é de hoje, que Datena é conhecido
por esse tipo de declaração, já chegou a dizer que "Segurança do metrô
só sabe dar porrada e bala de borracha na população".
As verdadeiras balas de borracha que Datena não questiona, mesmo
porque os seguranças do Metrô nem possui esse armamento, são da Polícia
Militar. Pelo contrário, essa instituição, uma das mais violentas do
mundo, é exaltada pelo apresentador e a grande mídia, que cotidianamente
nos noticiários legitima a ação da Polícia nas favelas massacrando
jovens e negros. Esta mesma polícia que na greve dos Metroviários em
2014 coordenou diretamente com a chefia do Metrô e o governo de SP o
ilegal Plano de Contingência para furar a greve dos metroviários, como
vemos nesse vídeo oficial feito pela própria PM:https://www.youtube.com/watch?v=52klgbAlQ94
Marilia, operadora de trem da Linha 3 e uma das metroviárias
demitidas nessa greve, falou para o ED sobre o assunto: "A mídia
cumprirá sempre seu papel de blindar o governo de sua responsabilidade
com a tarifa cara e superlotação, e quando este caos politicamente
construído pelo governo gera conflitos, os primeiros a serem culpados
são os funcionários. Foi assim também na nossa greve. Datena mente para a
população quando fala dos Seguranças do Metrô. Geralmente, eles são os
primeiros a prestar os primeiros socorros em acidentes mais graves, como
o resgate na via, e até trabalho de parto realizam nas Estações. Por
isso, hoje se faz extremamente necessário a ampliação do quadro de
funcionários de forma emergencial, tanto seguranças quanto funcionários
da operação, para garantia de maior atendimento aos usuários do
transporte!"
A portadora de deficiência física e usuária do Metrô Cátia Melo
Oliveira, também defende os metroviários: "No mundo que vivemos onde o
fluxo de usuários no metrô é cada dia maior, ter o auxílio dos
funcionários do metrô é fundamental para o nosso ir e vir. Sou
cadeirante e em uma cadeira motorizada ainda tenho que contar com as
barreiras arquitetônicas, onde elevador vive quebrado, metrô reformado
dificulta a entrada de uma cadeira devido a altura do degrau. Se Não
tiver o auxílio e profissionalismo diferenciado dos funcionários para
nos auxiliar. Não será o governador que todos os dias as 06:00 horas irá
nos embarcar nos preservando da multidão do horário de pico. Hoje se
vive uma época onde se tem o mínimo de funcionário nas maiorias das
estações e o atendimento se torna precário onde ou abandona um pra
salvar o outro. Só pra descer uma escada rolante tem que se dispor de no
mínimo três funcionários para descer uma cadeira motorizada com
segurança. Espero que isso seja revisto e o quadro visivelmente defasado
de funcionários possa ser corrigido pelos nossos governantes".
De quem é a responsabilidade do assédio sexual no Metrô?
Em maio, uma jornalista da Record sofreu um assédio sexual
onde um homem ejaculou em sua calça. Uma violência absurda que
infelizmente milhões de mulheres estão sujeitas a sofrer todos os dias
onde a superlotação e a falta de segurança deixam os vagões lugares
propícios para assediadores. Talvez se não fosse uma jornalista de uma
grande emissora, e sim uma trabalhadora comum assediada, seria mais um
caso onde os poucos funcionários executam o atendimento as estas vítimas
ficam sem atenção nenhuma da mídia.
Desde o ano passado, os metroviários vêm fazendo uma campanha contra a superlotação e assédios,
e estão sendo feitas denúncias sobre a conivência no Metrô e Governo do
Estado com os casos de assédio nos vagões. O Metrô chegou inclusive a
veicular nas rádios uma notícia paga pelo Governo onde afirmavam que no
Metrô lotado os jovens poderiam "aproveitar para dar uma azarada" nas
mulheres (https://www.youtube.com/watch?v=zHuwIkOMqZs)
. Mas a Record, ao denunciar a violência sofrida por sua repórter
"esqueceu" do papel do Governo, e resolveu focar no "problema" dos
funcionários:
Lotação excessiva na Linha 3-Vermelha do Metrô |
"Chamei um funcionário do Metrô e aí que tudo ficou ainda mais
estranho (...) Enquanto isso, ele me dizia que não tinha o que fazer.
Nada de registro, nada de boletim de ocorrência, como se nada tivesse
acontecido (...) Não sou funcionária do Metrô para pensar em soluções
para essa situação corriqueira, não sou paga para isso".
Marília falou sobre o caso: "O Metrô puniu seu funcionário e a mídia
prestou o (des)serviço de isolar um problema geral para um caso
especifico de um funcionário. Deixou novamente a população contra os
metroviários, salvou da responsabilidade o Governo do Estado e condenou a
sua repórter e as milhões de mulheres a continuarem sendo agredidas
dentro dos vagões."
Consequências da aplicação “correta” dos procedimentos da empresa.
No mês de junho, um idoso passou com seu Bilhete Especial um garoto
que tentava embarcar na Estação Belém e não tinha dinheiro para pagar
sua passagem. Tanto os funcionários da operação das estações, quanto os
seguranças, instruíram e impediram o acesso do usuário, já que este
estava fazendo o "uso indevido" do Bilhete Especial do idoso, segundo o
procedimento da empresa. Houve uma enorme repercussão com vídeos devido
as agressões desferidas por seguranças no rapaz imobilizado.
O Metrô e o Governo lucram milhões diariamente com a venda de
bilhetes cuja tarifa é exorbitante, por conta disso seu procedimento
concentra os poucos funcionários da operação e segurança das estações
nas catracas e bilheterias. A falta de quadro impõe a uma situação de
conflito dos funcionários contra a população, reforçada pelo
procedimento da empresa que obriga, sob a pena de punição, o impedimento
de burlas e abordagem de outros casos, como o da Estação Belém,
decorrentes de problemas sociais que só tendem a aumentar com o
crescimento da desigualdade social.
Em relação aos assédios, a empresa age com a mesma lógica: em Maio de 2015, um supervisor do Metrô foi preso
por mostrar o pênis e se masturbar para uma usuária dentro de um
vagão. O mesmo supervisor havia sido detido pelo mesmo crime em 2013 sem
nenhuma repercussão do caso, pois foi acobertado pela empresa. Este
tipo de caso absurdo, vindo de um responsável pela chefia do Metrô, é
expressão acentuada da conivência política e procedimental por parte de
toda a cúpula de gestão da empresa com os problemas de assédio,
superlotação e precarização do trabalho.
Felipe Guarnieri, membro da bancada de trabalhadores da CIPA da Linha
1-Azul, questiona a política da empresa: “São inúmeros os casos
debatidos de agressões aos funcionários nas reuniões da CIPA. A empresa é
conivente com a situação e só diz para cumprirmos o procedimento, mesmo
que esse coloque em risco a vida dos trabalhadores. Nos jogam em uma
jaula junto com os usuários para nos devorarmos como leões. E tudo isso
vira um prato cheio para falsos jornalistas como Datena e Marcelo
Rezende. Com os impactos cada vez mais sentidos da crise econômica no
Brasil, mais conflitos com comércio irregular e pedintes acontecerão,
pois, entre morrer de fome e pedir dentro de um trem as pessoas tomarão a
primeira opção. Nosso trabalho nas estações é de atender a população,
assim como dos seguranças é garantir a integridade física de quem está
no sistema. O Metrô e o Governo querem que sejamos sua polícia, não
seremos, temos que ficar ao lado da população e em cada gesto nossa
mostrar como o Metrô e os transportem funcionariam melhor se tivesse
sendo controlado e gerido por nós em aliança com os usuários”.
Quando o funcionário, obrigado aplicar o procedimento que o coloca
contra o usuário, acaba sendo vítima ou causador de violência, nenhum,
nem outro recebe a assistência devida, e o funcionário leva a culpa.
Outra fonte de lucro do Metrô é o comércio regular dentro dos espaços
das estações, onde são cobrados aluguéis exorbitantes por estes pontos
privilegiados de comércio. Assim, o Metrô obriga que seus seguranças
sejam manejados contra os pedintes e ambulantes irregulares que circulam
dentro do sistema. Sendo assim, quando mulheres são vítimas de abuso ou
usuários passam mau em decorrência da superlotação, os funcionários
operativos e seguranças não são manejados para este tipo de atendimento,
mas sim para outras funções que preveem o embate com pedintes e
burladores do qual a empresa privilegia, fruto da desigualdade social
que a sociedade capitalista impõe, fazendo destes casos desastres muito
piores. Para a mídia a culpa, em casos de tragédia, sempre é atribuída
aos trabalhadores, nunca à empresa.
Fonte da Notícia: Esquerda Diário
Imagem: G1
Imagem II: Mobilize
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